Brasil

Anvisa está pronta para avaliar uso emergencial de vacinas contra covid

Autorização emergencial só valerá para públicos específicos e para imunizantes que já estejam na fase 3 de testes no Brasil

 (Amanda Perobelli/Reuters)

(Amanda Perobelli/Reuters)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 13h03.

Última atualização em 10 de dezembro de 2020 às 13h20.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está pronta para receber os pedidos de autorização de uso emergencial e experimental de vacinas contra a covid-19. A agência aprovou a criação deste tipo de autorização em reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira (10). As autorizações, entretanto, só devem ser concedidas a partir de solicitações das farmacêuticas que cumprirem requisitos e regras específicos - o que ainda não aconteceu.

Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa.

Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa

Por ser temporária, qualquer autorização emergencial eventualmente concedida pode ser modificada, suspensa ou cancelada a qualquer momento a partir de critérios técnicos e científicos. Segundo Soares, a agência ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial ou até mesmo de registro de vacinas.

Na quarta-feira (2), a agência reguladora definiu os requisitos para receber esses pedidos de laboratórios e fabricantes de vacinas: as autorizações serão concedidas apenas aos imunizantes cujos estudos já estiverem na fase 3 no Brasil, e serão restrita a um público previamente definido.

No momento, no Brasil existem quatro vacinas nessa fase final de testagem, desenvolvidas pelas seguintes empresas: AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford; Pfizer, em parceria com a BioNTech; Johnson & Johnson, por meio da subsidiária Janssen, e a Coronavac, do laboratório Sinovac.

Acompanhe tudo sobre:Saúde no BrasilVacinasAnvisaPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul