Brasil

Anvisa abre consulta pública para regras em pesquisa clínica

Agência reguladora pretende diminuir o tempo para análise de autorização e tornar o Brasil mais competitivo no desenvolvimento de medicamentos


	Remédios: consulta pública aberta pela Anvisa recebe sugestões sobre o uso de medicamentos em fase de pesquisa em pacientes
 (Getty Images)

Remédios: consulta pública aberta pela Anvisa recebe sugestões sobre o uso de medicamentos em fase de pesquisa em pacientes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 17h11.

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu hoje (11) consulta pública para receber sugestões da sociedade sobre a autorização para uso de remédios em fase de pesquisa em pacientes.

Com as novas normas, a agência reguladora pretende diminuir o tempo para análise de autorização e tornar o Brasil mais competitivo no desenvolvimento de medicamentos.

Pela proposta apresentada na Consulta Pública número 65, a Anvisa vai aprovar automaticamente os estudos de algumas categorias que passarem mais de 90 dias esperando análise.

Além disso, se aprovada a regra, a Anvisa pretende deixar de avaliar cada análise da pesquisa para consentir o estudo como um todo.

Pesquisadores, indústria farmacêutica e associações de pacientes criticam a demora para a aprovação de pesquisas clínicas no Brasil.

Dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa mostram que o longo prazo para a aprovação fez com que o Brasil deixasse de participar do desenvolvimento de 112 remédios no ano passado.

A proposta ficará aberta a críticas e sugestões até o dia 9 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:RemédiosSaúde no BrasilAnvisa

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso