Brasil

Antena perto de sítio é presente da Oi para Lula, diz jornal

A Oi alugou um terreno a 100 metros do sítio para construir a antena que, segundo cálculos de engenheiros de telecomunicações, pode ter custado R$1 milhão


	Lula teria ganho de presente antena perto de sítio em SP
 (Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Lula teria ganho de presente antena perto de sítio em SP (Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2016 às 07h42.

São Paulo - José Zunga Alves de Lima, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista e funcionário da Oi, foi o responsável por conseguir a instalação de uma antena telefônica para o sítio em Atibaia, de acordo com reportagem publicada nesta quarta pela Folha de S. Paulo.

Ainda segundo o jornal, a antena foi dada como um "presente" para Lula, e a tramitação do pedido de instalação teve o aval de Otávio Marques de Azevedo, presidente da AG Telecom, uma das controladoras da Oi e parte do grupo Andrade Gutierrez.

A empreiteira é investigada pela operação Lava Jato, por participar do esquema de propinas envolvendo a Petrobras. Apesar das investigações não citarem a Oi, Marques de Azevedo ficou preso por oito meses e é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

A Oi alugou um terreno a 100 metros do sítio para construir a antena que, segundo cálculos de engenheiros de telecomunicações na reportagem da Folha de S. Paulo, pode ter custado cerca de R$ 1 milhão, incluindo custos com licenças, taxas e equipamentos.

Enquanto isso, no litoral

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) cancelou os depoimentos que o ex-presidente e sua esposa, Marisa Letícia, dariam nesta quarta-feira a um promotor de São Paulo em  inquérito que apura suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de um apartamento tríplex no Guarujá, no litoral paulista.

O conselheiro Valter Shuenquener de Araújo determinou que os depoimentos de Lula e Marisa sejam suspensos até que o CNMP decida sobre o prejulgamento cometido pelo promotor que ouviria o ex-presidente.

Cássio Conserino, o promotor em questão, anunciou que indiciaria Lula e Marisa por ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro mesmo antes de ouvi-los.

Texto atualizado às 08h38

Acompanhe tudo sobre:3GAndrade GutierrezBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasHoldingsLuiz Inácio Lula da SilvaOiOperadoras de celularPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pde sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua