Brasil

Ano Novo: começam as interdições em Copacabana para o réveillon

Pelo oitavo ano consecutivo, a partir de 22h do dia 31 só poderão entrar em Copacabana pedestres e veículos de serviço público

Aviso de interdição no trânsito durante os preparativos para o Réveillon na praia de Copacabana. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Aviso de interdição no trânsito durante os preparativos para o Réveillon na praia de Copacabana. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 10h19.

Última atualização em 31 de dezembro de 2019 às 11h22.

Rio de Janeiro — Começou às 6h da manhã de hoje o esquema de trânsito em Copacabana para a virada do ano. A operação tem proibições de estacionamento, inclusive em baias da Avenida Atlântica, da Rua Teixeira de Melo e da Praça General Osório — e se estenderá até 21h do dia 2 de janeiro.

As pistas junto à orla da Av. Atlântica (incluindo o trecho do Leme) e das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto ficam interditadas para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Os acessos a Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas, a partir das 5h do dia 1º , com previsão de liberação total dessas pistas no fim da tarde, às 18h de amanhã.

Diferentemente do réveillon passado, como não foi implantado o horário de verão este ano, a pista junto à orla da Avenida Atlântica será liberada uma hora mais cedo: às 18h do dia 1º de janeiro. Ela será fechada às 7h do dia 31.

Já o bloqueio total da Atlântica será às 17h, duas horas mais tarde do que aconteceu no ano passado. Das 7h às 17h do dia 31 e das 10h às 18h do dia 1º, a  pista junto às edificações terá a mão invertida, do Posto 6 para o Leme, como ocorre aos domingos e feriados.

Pelo oitavo ano consecutivo, a partir de 22h do dia 31 só poderão entrar em Copacabana pedestres e veículos de serviço público, como ambulâncias e carros da polícia.

Nesse horário, os acessos ao bairro serão totalmente bloqueados, inclusive para ônibus regulares e táxis. E as possibilidades para chegar a Copacabana são a pé ou de metrô. O fechamento vai até 5h do dia 1° de janeiro.

Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para depósitos públicos municipais. Pelo plano da prefeitura, já a partir de 19h30m do dia 31, apenas ônibus de linhas regulares e táxis poderão entrar em Copacabana.

Na operação réveillon — que, além de Copacabana, inclui Aterro, Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon e Lagoa — serão empregados 700 agentes, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 45 viaturas, 40 motocicletas e dez reboques. Serão utilizados ainda 31 painéis de mensagens variáveis.

Na orla de Ipanema e Leblon, como acontece nas áreas de lazer de domingos e feriados, as interdições serão das 7h do dia 31 às 18h do dia 1º de janeiro. Para facilitar a circulação, a partir das 19h30m do dia 31 e até 5h de 1° de janeiro, a pista junto aos prédios da Avenida Delfim Moreira terá a mão invertida.

A pista da Avenida Vieira Souto próxima às edificações funcionará como reversível de 19h30m às 21h59m, entre o Jardim de Alah e a Rua Teixeira de Melo, a fim de que os ônibus regulares cheguem ao terminal que será montado no local, sendo interditada às 22h.

O Aterro ficará fechado das 19h30m do dia 31 até 18h do dia 1º de janeiro. A Avenida Nações Unidas (Enseada de Botafogo) ficará bloqueada para o tráfego em geral entre 19h30m do dia 31 e 5h de 1º de janeiro.

Mas ônibus de linhas regulares e táxi terão acesso até 22h do dia 31. Após 22h, o acesso será permitido exclusivamente para ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas