Brasil

Anistia denuncia aumento de homicídios pela polícia do Rio

No primeiro trimestre de 2016, os homicídios resultantes de operações policiais aumentaram 10% em relação ao mesmo período de 2015, revelou a organização


	Homicídios: no primeiro trimestre de 2016, os homicídios resultantes de operações policiais aumentaram 10% em relação ao mesmo período de 2015, revelou a organização
 (Fergregory/Thinkstock)

Homicídios: no primeiro trimestre de 2016, os homicídios resultantes de operações policiais aumentaram 10% em relação ao mesmo período de 2015, revelou a organização (Fergregory/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2016 às 10h39.

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) denunciou nesta quarta-feira a multiplicação de homicídios cometidos por policiais no Rio de Janeiro, estimando que os moradores das favelas vivem aterrorizados a poucos meses dos Jogos Olímpicos.

No primeiro trimestre de 2016, os homicídios resultantes de operações policiais na cidade aumentaram 10% em relação ao mesmo período de 2015, revelou a organização em um comunicado.

"Moradores de diversas favelas no Rio de Janeiro vivem momentos de tensão após pelo menos 11 pessoas serem mortas pela polícia desde o início de abril", acrescentou a Anistia.

"Não é possível relacionar diretamente o aumento dos homicídios cometidos por policiais com os preparativos para os Jogos Olímpicos. No entanto, as estatísticas revelam um claro padrão de uso desnecessário e excessivo da força, violência e impunidade que colocam em xeque as instituições responsáveis pela segurança pública", acusou a organização.

"Ainda há tempo nos próximos 100 dias para que as autoridades e o comitê organizador dos Jogos Olímpicos assegurem que nenhuma operação policial viole direitos humanos", afirmou Atila Roque, diretor-executivo da organização no Brasil, também citado no comunicado.

Segundo números da organização, os homicídios resultantes de operações policiais aumentaram 54% entre 2013 e 2015 no conjunto do estado do Rio.

Em 2014, o ano em que o país organizou o mundial de futebol, 580 pessoas morreram em operações policiais no estado do Rio.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrimeHomicídiosMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPoliciaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP