Brasil

AngloGold eleva nível de alerta de barragem em Santa Bárbara, em MG

A elevação do nível de alerta para 1 é preventiva e, conforme a companhia, seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada

Usina hidrelétrica (Santo Antonio/Divulgação)

Usina hidrelétrica (Santo Antonio/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de outubro de 2022 às 17h21.

A mineradora AngloGold elevou para nível 1 o alerta de segurança da barragem CDS II, no município mineiro de Santa Bárbara, na região metropolitana de Belo Horizonte. "Após inspeção de rotina a equipe técnica identificou trinca, de centímetros de largura, na barragem, o que é comum em uma estrutura que passa por obras de reforço", diz a empresa em comunicado.

A elevação do nível de alerta para 1 é preventiva e, conforme a companhia, seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada.

Esse nível de alerta não exige o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento porque não há risco iminente de rompimento, informa a AngloGold.

Técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) realizaram ontem uma vistoria no local. "Salientamos que as autoridades competentes estão sendo envolvidas", afirmou a empresa em nota. Além disso, a mineradora ressaltou que a barragem conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022.

 

Acompanhe tudo sobre:Hidrelétricas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas