Brasil

Aneel diz que Cesp cometeu infração ao não aumentar vazão

Despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico determinava o aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Jaguari, no Rio Paraíba do Sul


	Hidrelétrica de Jaguari: Ao reduzir a vazão de Jaguari, companhia reduziu também o fluxo de água no Rio Paraíba do Sul
 (Roosevelt Cassio/Reuters)

Hidrelétrica de Jaguari: Ao reduzir a vazão de Jaguari, companhia reduziu também o fluxo de água no Rio Paraíba do Sul (Roosevelt Cassio/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 12h45.

Brasília - A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) cometeu infração ao ter descumprido despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que determinava o aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Jaguari, no Rio Paraíba do Sul. A avaliação foi manifestada hoje (19) pelo diretor- geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

Ao reduzir a vazão de Jaguari, a companhia reduziu também o fluxo de água no Rio Paraíba do Sul, que abastece o Vale do Paraíba e parte do estado do Rio de Janeiro. “Certamente o fato de a Cesp ter descumprido o despacho [do ONS], já está caracterizando uma infração. Portanto, está sujeita às penalidades. Agora, se descontinuar essa prática, e isso for observado, não deixará de ser um atenuante”, disse Rufino. “Mas ela não está isenta de punição”, acrescentou.

Rufino explica que a infração da Cesp foi “ter deixado de observar o despacho do ONS”, o que, segundo ele, configura “uma situação inédita e grave”. A Cesp já havia sido criticada pelo mesmo motivo, quarta-feira (13) passada, pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp. Segundo o dirigente, ao desrespeitar o comando, a Cesp desrespeitou determinação que visa a um benefício global, e não o de um ou outro agente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosCESPAneel

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país