Brasil

Aneel debate prazos para transferir iluminação pública

Segundo a Aneel, pediram a audiência pública prefeitos de municípios nos estados de Roraima, Amapá, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Paraná


	Poste de energia elétrica: proposta da Aneel é ampliar para 31 de dezembro de 2014 prazo de transferência para cidades com menos de 50 mil habitantes
 (REUTERS/Erik De Castro)

Poste de energia elétrica: proposta da Aneel é ampliar para 31 de dezembro de 2014 prazo de transferência para cidades com menos de 50 mil habitantes (REUTERS/Erik De Castro)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 14h16.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) debate nesta semana em São Paulo (SP) e em Belo Horizonte (MG) o cronograma de transferência dos ativos de iluminação pública das concessionárias de energia para os municípios.

Segundo a Aneel, pediram a audiência pública prefeitos de municípios nos estados de Roraima, Amapá, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, que alegaram dificuldades em assumir os ativos.

A proposta da Aneel é ampliar para 31 de dezembro de 2014 o prazo de transferência para as cidades com menos de 50 mil habitantes.

Para municípios com população igual ou superior a 50 mil, permanece a data de 31 de janeiro de 2014, conforme prevê a Resolução Normativa nº 479/2012.

Com a transferência dos serviços de iluminação pública - que englobam projeto, implantação, expansão, instalações, manutenção e consumo de energia -, a agência busca atender à Constituição de 1988.

A Constituição, explica a Aneel, define a iluminação pública como responsabilidade do município e, para isso, permite a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). As distribuidoras deverão entregar os ativos em bom estado e, para isso, será exigida a assinatura de um termo de responsabilidade.

A reunião na capital paulista ocorre na quinta-feira, 24, no auditório do Sindicato dos Engenheiros. Na capital mineira, a sessão será presidida pelo diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, na sexta, 25, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Haverá também discussão em Recife, em 4 de novembro, na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). As sessões estão previstas dentro da audiência pública nº 107/2003, que promove a discussão.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaTransmissão de energiaAneel

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha