Brasil

ANEEL apura causas de apagão que afetou nove estados

Ministério de Minas e Energia convoca reunião para apurar causas do apagão que afetou milhões

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 10h39.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que enviou ofícios às empresas envolvidas para esclarecer a interrupção no fornecimento de energia registrada às 0h32 desta terça-feira, que atingiu estados do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A agência informou que realizará ainda hoje uma inspeção in loco na subestação Bateias, no Paraná, para apurar as causas do incidente.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) apontou preliminarmente que a causa provável do apagão teria sido um incêndio na subestação Bateias, localizada no Paraná.

Inspeção e fiscalização estão em andamento

Além da inspeção, a agência vai instaurar processos de fiscalização para definir responsabilidades dos agentes envolvidos.

Segundo dados do ONS, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste tiveram o fornecimento restabelecido em até 1h30, enquanto a região Sul retornou à normalidade 2h30 após o início da interrupção.

Reunião do governo para apurar causas do apagão

Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da ANEEL se reúnem nesta terça-feira para analisar o apagão que atingiu ao menos nove estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça.

Segundo o MME, um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, por volta de 0h32, provocou a interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN). A falha afetou milhões de consumidores, incluindo 937 mil em São Paulo e 450 mil no Rio de Janeiro, e durou entre oito minutos e uma hora, dependendo da região.

O ministro Alexandre Silveira afirmou que o problema está ligado à infraestrutura de transmissão e não à falta de energia. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelo MME e pelo ONS.

O ONS informou que realizará reuniões preliminares para elaborar o Relatório de Análise da Perturbação e acompanhar a recuperação do sistema.

São Paulo foi um dos estados mais afetados

Em São Paulo, a Enel informou à EXAME que 937 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido às 0h32 devido à atuação do ERAC. A distribuidora afirmou que o serviço foi normalizado em oito minutos, por volta das 0h40.

No Rio de Janeiro, a Light relatou à reportagem que cerca de 450 mil consumidores ficaram sem luz, principalmente na Zona Norte, Zona Oeste e Baixada Fluminense. O fornecimento foi retomado em cerca de 30 minutos.

Estados como Amazonas, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina também registraram interrupções, mas as concessionárias locais ainda não detalharam o número de consumidores afetados.

ONS fará reunião com empresas para apurar causas

O ONS informou que uma reunião com os principais agentes do setor elétrico está marcada para esta terça-feira, a fim de discutir as causas e os efeitos do apagão.

O órgão também vai realizar uma análise preliminar da perturbação e promete entregar até sexta-feira, 17, um Relatório de Análise da Perturbação (RAP) com as conclusões iniciais.

*Com informações do O Globo

Acompanhe tudo sobre:ApagãoBrasilAneel

Mais de Brasil

Sol ou chuva? Como fica o tempo em São Paulo nesta quarta-feira

Haddad afirma que corte no Orçamento após rejeição da MP pode atingir até R$ 7,1 bilhões

Setor de serviços alcança recorde com 7 meses seguidos de crescimento

Previsão do tempo hoje em SP: rajadas de vento de até 100km/h e alerta laranja do Inmet