Brasil

Aneel aprova reajuste de energia de consumidores da Sulgipe

Haverá aumento médio de 20,45% na tarifa de energia das 98 mil unidades consumidoras no interior do estado e em Jandaíra e Rio Real, cidades baianas

Aneel: iniciativa faz parte da revisão do tarifário anual da cooperativa que vai ter as contas de luz reduzidas em 34,74% em média (Guang Niu/Getty Images/Getty Images)

Aneel: iniciativa faz parte da revisão do tarifário anual da cooperativa que vai ter as contas de luz reduzidas em 34,74% em média (Guang Niu/Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 15 de maio de 2018 às 18h22.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (15) um aumento médio de 20,45% na tarifa de energia dos consumidores atendidos pela Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe).

Os novos valores começarão a ser cobrados a partir do dia 22 de maio. A Sulgipe fornece energia para 98 mil unidades consumidoras no interior do estado e em Jandaíra e Rio Real, cidades da região nordeste da Bahia.

O efeito médio será de 25,49% para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão. Já para os consumidores residenciais, atendidos na baixa tensão, o efeito médio será de 18,06%.

De acordo com a Agência, o aumento foi influenciado pela variação dos encargos setoriais, que tiveram impacto de 2,44%; dos custos de transmissão, com 2,80%; dos custos de aquisição de energia, com 5,47%; da inclusão na tarifa de 4,29% em componentes financeiros e da retirada de 5,96% em financeiros que estavam na tarifa dos últimos 12 meses.

A Aneel aprovou ainda a redução da tarifa de energia dos consumidores da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural da Região de Novo Horizonte (SP), que atua no interior do estado de Sergipe.

A iniciativa faz parte da revisão do tarifário anual da cooperativa que vai ter as contas de luz reduzidas em 34,74% em média. Os novos valores começarão a ser aplicado a partir do dia 17 de maio. O efeito médio será de menos 14,35% para os consumidores atendidos em alta tensão e de menos 35,17% para os conectados em baixa tensão. A cooperativa atende 4 mil unidades consumidoras.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergiaSergipe

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump