Brasil

Anatel libera ativação do 5G em mais 7 capitais a partir desta segunda, 19

As cidades que terão o sinal são Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina; saiba como está o calendário da Anatel e a previsão para a cobertura nas demais partes do país

Instalação em andamento: como o sinal exige a instalação de mais antenas, irá levar tempo extra para que todas as cidades do país contem com a mudança em pleno funcionamento (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Instalação em andamento: como o sinal exige a instalação de mais antenas, irá levar tempo extra para que todas as cidades do país contem com a mudança em pleno funcionamento (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

O grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para a operação do 5G já ativação do sinal em mais sete capitais a partir desta segunda-feira, 19.

As operadoras poderão iniciar a oferta da tecnologia em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Veja também: 

De acordo com a Anatel, até dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista em edital, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís, e 11 em Teresina.

Quinze capitais já contam com o sinal em operação: Florianópolis Palmas, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza, Natal e Recife.

Em agosto, o conselho diretor da Anatel aprovou mais 60 dias de prazo para a tecnologia começar a rodar em 15 capitais brasileiras. Agora, elas precisam ser liberadas até 28 de outubro para a ativação do 5G.

As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro. Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina estavam no pacote de capitais que teriam esse prazo extra, mas, agora, poderão ter o sinal operante já a partir da próxima segunda

Acompanhe tudo sobre:5GExame HojeSmartphones

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas