Brasil

Anatel aprova medidas de estímulo a P&D

Agência aprovou minutas de dois regulamentos que tratam do estímulo à pesquisa e desenvolvimento e da preferência para compra de equipamentos nacionais


	João Rezende, presidente da Anatel: proposta prevê que as empresas devem investir 3% da receita líquida anual para ações de pesquisa e desenvolvimento
 (Divulgação/Sinclair Maia)

João Rezende, presidente da Anatel: proposta prevê que as empresas devem investir 3% da receita líquida anual para ações de pesquisa e desenvolvimento (Divulgação/Sinclair Maia)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 17h10.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (17) as minutas de dois regulamentos que tratam do estímulo à pesquisa e desenvolvimento e da preferência para a compra de equipamentos nacionais no setor de telecomunicações. As duas propostas entrarão em consulta pública por 60 dias e devem ser debatidas em audiência em Brasília.

A proposta de Regulamento de Estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Telecomunicações prevê que as empresas devem investir 3% da receita líquida anual para ações de pesquisa e desenvolvimento.

Segundo o relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, o percentual poderá ser revisto sempre pela Anatel. “Esse é um assunto cada vez mais presente nas ações regulatórias, principalmente para o cumprimento das políticas públicas de governo”, ressaltou.

Já a proposta de revisão do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas prestadoras de serviços de telecomunicações estabelece que as empresas devem dar preferência a equipamentos e softwares nacionais, no caso de haver equivalência de preços com produtos importados. Segundo a proposta, só estão dentro da regra as compras acima de R$ 750 mil.

Acompanhe tudo sobre:AnatelPesquisa e desenvolvimentoTelecomunicações

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia