Brasil

Anac suspende operações de empresa de táxi-aéreo

Uma aeronave caiu na noite de terça-feira e os destroços foram encontrados na manhã de ontem (13)


	Avião: não houve sobreviventes no acidente, que matou dez pessoas, incluindo o piloto.
 (John Macdougall/AFP)

Avião: não houve sobreviventes no acidente, que matou dez pessoas, incluindo o piloto. (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2013 às 14h22.

Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu hoje (14) a autorização para operar da empresa de taxi-aéreo Fretax, contratada para transportar, na última terça-feira (12), nove trabalhadores da Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no trajeto de Belém (PA) a Monte Dourado, no município de Almeirim, no oeste do estado. A aeronave caiu na noite de terça-feira e os destroços foram encontrados na manhã de ontem (13). Não houve sobreviventes no acidente, que matou dez pessoas, incluindo o piloto.

A suspensão do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), que permite as operações aéreas, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje e é uma medida cautelar até que sejam verificadas as causas do acidente e as possíveis irregularidades nos registros da empresa, da aeronave e do piloto.

A Anac informou que a empresa não poderia ter realizado o voo sem um copiloto. A agência abriu um processo administrativo sobre essa questão. Caso a Fretax seja responsabilizada, a Anac vai emitir um auto de infração, do qual a empresa terá o direito de recorrer. A Agência Brasil entrou em contato com a Fretax, mas não teve retorno até o momento desta publicação.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave de matrícula PT-VAQ decolou em Belém com destino a Monte Dourado. Estima-se que o acidente tenha ocorrido por volta das 20h26 de terça-feira. O Cenipa informou que ainda não é possível apontar fatores que tenham contribuído para o acidente. Uma equipe de investigadores do centro está no local colhendo as informações para iniciar o processo de apuração.

Os nove trabalhadores mortos no acidente eram contratados da Cesbe Engenharia e Empreendimentos, uma das empresas consorciadas para a construção da Hidrelétrica Santo Antônio do Jirau. A Cesbe emitiu nota lamentando o ocorrido e informando às famílias que prestará todo o auxílio necessário.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAnacAviaçãoAviõesTransportesVeículos

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU