Brasil

Anac questiona governo de Minas sobre uso de aeroporto

Governos estadual e municipal têm dez dias para entregar os relatórios sobre suposta utilização irregular do aeródromo da cidade


	Avião: aeródromo de Cláudio estaria recebendo pousos e decolagens com certa frequência
 (Richard Heathcote/Getty Images)

Avião: aeródromo de Cláudio estaria recebendo pousos e decolagens com certa frequência (Richard Heathcote/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 20h31.

Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira, 21, que irá notificar o governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura do Município de Cláudio (MG) para que as autoridades locais respondam ao órgão regulador sobre a suposta utilização irregular do aeródromo da cidade, que ainda não está homologado.

Os governos estadual e municipal têm dez dias para entregar os relatórios à Anac, que também fará diligências no local.

Reportagens publicadas pelo jornal "Folha de S.Paulo" apontaram que o aeródromo de Cláudio - localizado em uma área que já pertenceu à família do senador e ex-governador mineiro Aécio Neves - tem recebido pousos e decolagens com certa frequência, inclusive de aeronaves particulares que transportariam o próprio candidato à Presidência da República pelo PSDB.

A ANAC confirmou, por meio de nota, que o processo de homologação do aeroporto - iniciado em julho de 2011 - ainda não foi concluído. Desta forma, o aeródromo não tem autorização para receber operações aéreas.

A principal pendência para a conclusão desse processo é a apresentação pelo governo do Estado de Minas Gerais de um parecer do Comando da Aeronáutica.

A agência reguladora também ainda precisa inspecionar o empreendimento para verificar se o mesmo foi construído de acordo com os requisitos técnicos do setor.

"Se comprovadas as irregularidades, a Anac adotará as medidas cabíveis. Pilotos e operadores de aeronaves que porventura tenham realizado operações aéreas irregulares poderão ser multados em até R$ 10 mil por operação. A Agência também vai verificar se há outros aeroportos que, em fase de homologação, estejam recebendo operações irregulares", informou o órgão, no documento.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilSetor de transporteAviaçãoTransportesAeroportosAviõesaecio-nevesAnac

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul