Brasil

Anac: Aeroporto de Guarulhos não poderá ampliar voos até solução de problemas de segurança

Restrição determina que o terminal não poderá ultrapassar as 2.714 frequências semanais de ações de transporte aéreo público de passageiros

Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Germano Lüders/Exame)

Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Germano Lüders/Exame)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de junho de 2024 às 15h41.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira, 5, que o Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Estado de São Paulo, não poderá ampliar a frequência de voos de passageiros até que problemas relacionados à segurança das operações sejam resolvidos.

A restrição, estabelecida por meio da Portaria nº 14.734 de 4 de junho de 2024, determina que o aeroporto não poderá ultrapassar as 2.714 frequências semanais de ações de transporte aéreo público de passageiros, diz a Anac em comunicado. Ainda segundo a agência, se em 60 dias os problemas não forem resolvidos, os voos permitidos serão reduzidos em mais 5%, caindo para 2.578.

As preocupações são principalmente com a segurança dos pátios das aeronaves, em especial, nos períodos de chuva e operações noturnas. Conforme a Anac, mesmo sendo notificada em duas inspeções e ter sido autuada, a concessionária não resolveu os problemas identificados.

Dentre eles, estão falhas na "manutenção na sinalização horizontal nos pátios de aeronaves e dos circuitos da sinalização luminosa" e na "supervisão de operações no pátio". Além disso, há "falta de ações efetivas para revitalização tempestiva da sinalização horizontal em geral".

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto de GuarulhosAnac

Mais de Brasil

Governo Lula quer fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH ainda este ano

Lula veta trecho de lei que reduzia pena mínima para lavagem de dinheiro

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Brasil tem duas cidades entre as 10 melhores da América da Latina para estudar; saiba quais são