Brasil

Ambulantes são detidos por venda de produtos da Copa

Os três homens tinham entre 20 e 40 anos de idade e foram detidos em Brasília poucas horas antes do jogo entre Brasil e Camarões


	Mané Garrincha: a polícia prendeu 11 vendendo ingressos originais e falsos 
 (Marcello Casal Jr./ABr)

Mané Garrincha: a polícia prendeu 11 vendendo ingressos originais e falsos  (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2014 às 23h15.

Brasília - Três pessoas foram presas hoje (23), no Distrito Federal (DF), por estarem vendendo ilegalmente produtos licenciados para a Copa do Mundo.

Os três homens tinham entre 20 e 40 anos de idade e foram detidos por agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), poucas horas antes do jogo entre Brasil e Camarões, no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha.

Entre os produtos apreendidos, há camisetas da seleção brasileira, bonés com emblemas do Mundial e caxirolas. O crime de violação de marcas é passível de punição de um a três meses de prisão ou multa, que pode ser revertida em prestação de serviços comunitários.

Os três detidos foram encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia. Dois deles prestaram depoimentos e foram liberados após assinarem termo circunstanciado pelo crime de violação de marcas.

O terceiro homem, no entanto, permanece preso porque tinha contra si um mandado de prisão em aberto devido ao não pagamento de pensão alimentícia.

Durante todo o Mundial, que termina em 13 de julho, cerca de 400 servidores da Seops, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar estão mobilizados para impedir as publicidades irregulares, a atuação de guardadores e lavadores de carros desautorizados, o comércio de rua e os produtos falsificados.

O plano operacional abrange a chamada área de restrição comercial, que inclui as imediações do estádio, o Eixo Monumental, a Rodoviária, os setores hoteleiros e o Parque da Cidade, perímetro onde apenas a Fifa e estabelecimentos autorizados podem vender produtos licenciados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Também nesta segunda-feira, a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu 11 pessoas vendendo ingressos originais e falsos próximo ao Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha. Entre os detidos, há dois holandeses, um polonês, um inglês e sete brasileiros – sendo seis de São Paulo e um do Distrito Federal.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFutebolPrisões

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar