Brasil

Aluno de SP quer unir estudo e emprego, diz pesquisa

Segundo estudo, dos 270 mil estudantes do 3º ano do ensino médio, 80% pretendem fazer faculdade após concluir o ciclo escola


	Estudantes fazendo prova: carreiras preferidas entre os que escolheram a profissão são engenharia e ciências tecnológicas (21,3%)
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Estudantes fazendo prova: carreiras preferidas entre os que escolheram a profissão são engenharia e ciências tecnológicas (21,3%) (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 18h07.

São Paulo - Dos 270 mil estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo, 80% pretendem fazer faculdade após concluir o ciclo escolar - 69,1% devem conciliar a educação superior com um emprego. Os dados fazem parte de pesquisa feita pela Secretaria da Educação do Estado para traçar o perfil dos alunos.

As carreiras preferidas entre os que escolheram a profissão são engenharia e ciências tecnológicas (21,3%), seguidas por ciências biológicas e saúde (13,2%) e ciências humanas (11,3%). A pesquisa identificou ainda que a maioria dos estudantes paulistas (55,4%) do último ano escolar é de menina, maior parcela dos ciclos escolares. Nos 7º e 9º anos do ensino fundamental, por exemplo, a proporção de meninos e meninas é equivalente.

Os estudantes, de acordo com a pesquisa, trabalham mais "para ser independentes" (33,7%) do que "para ajudar os pais" (12,9%). Os dados foram compilados a partir de questionários respondidos pelos estudantes durante a última edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), em 2012. Em 2013, as provas que avaliam o sistema de ensino da rede estadual paulista ocorrem nos dias 26 e 27.

Internet

O levantamento mostra ainda que o principal uso da internet pelos estudantes é para a realização de atividades escolares, opção assinalada por 90% dos pesquisados. A questão - de múltipla escolha em que mais de um quesito poderia ser assinalado - identificou que o foco nos estudos supera o uso da web para bater papo com os amigos (85% das respostas) e jogos (52%).

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEscolas

Mais de Brasil

MEC vai punir cursos de medicina mal avaliados em exame a partir de 2026; entenda

Dino diz que ordens de tribunais internacionais integrados pelo Brasil seguem com eficácia imediata

'Não vamos permitir preconceito', diz ministro do Turismo sobre veto de alimentos na COP 30

Níveis de reservatórios em São Paulo estão no menor nível desde a crise hídrica de 2015