Brasil

Alto Comando comemora compra de caça sueco

Brigadeiro Juniti Saito comemorou decisão da presidente de comprar o caça sueco Gripen

Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab (Ueslei Marcelino/Reuters)

Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 19h46.

Brasília - O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, comemorou com o Alto Comando da Força Aérea a decisão da presidente Dilma Rousseff, anunciada na última quarta-feira, de comprar o caça sueco Gripen, depois de o processo se arrastar por quase duas décadas. "Há 40 anos não compramos um avião novo", disse ele.

Depois de informar que os governos brasileiro e sueco estão negociando a chegada de 12 aviões no primeiro semestre de 2015, para suprir a carência dos atuais caças que se "aposentam" dia 31 de dezembro, o comandante da FAB assegurou que o Brasil "não vai ficar vulnerável" durante o ano que vem, quando o País sediará a Copa do Mundo de Futebol porque os F-5 cumprirão perfeitamente o papel de fazer a defesa aérea do País.

O brigadeiro Saito ressaltou que 80% da estrutura do Gripen será feito no Brasil para toda a frota mundial. Citou por exemplo, a construção da asa, que suportará velocidades supersônicas e que, posteriormente, poderá ser absorvida pela Embraer.

Acompanhe tudo sobre:VeículosMontadorasTransportesAviõesFABSaab

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF