Brasil

Alto Comando comemora compra de caça sueco

Brigadeiro Juniti Saito comemorou decisão da presidente de comprar o caça sueco Gripen

Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab (Ueslei Marcelino/Reuters)

Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 19h46.

Brasília - O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, comemorou com o Alto Comando da Força Aérea a decisão da presidente Dilma Rousseff, anunciada na última quarta-feira, de comprar o caça sueco Gripen, depois de o processo se arrastar por quase duas décadas. "Há 40 anos não compramos um avião novo", disse ele.

Depois de informar que os governos brasileiro e sueco estão negociando a chegada de 12 aviões no primeiro semestre de 2015, para suprir a carência dos atuais caças que se "aposentam" dia 31 de dezembro, o comandante da FAB assegurou que o Brasil "não vai ficar vulnerável" durante o ano que vem, quando o País sediará a Copa do Mundo de Futebol porque os F-5 cumprirão perfeitamente o papel de fazer a defesa aérea do País.

O brigadeiro Saito ressaltou que 80% da estrutura do Gripen será feito no Brasil para toda a frota mundial. Citou por exemplo, a construção da asa, que suportará velocidades supersônicas e que, posteriormente, poderá ser absorvida pela Embraer.

Acompanhe tudo sobre:AviõesFABMontadorasSaabTransportesVeículos

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos