Brasil

Alta dos juros mantém Brasil como o maior pagador de juros do mundo

Para que o país deixasse o topo do ranking, seria preciso um corte de 3,75 pontos percentuais na Selic

Segundo Vieira, nem os cortes no orçamento da União anunciados tiram o Brasil do topo do ranking (Divulgação/Banco Central)

Segundo Vieira, nem os cortes no orçamento da União anunciados tiram o Brasil do topo do ranking (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 22h08.

São Paulo - A decisão do Banco Central em elevar a Selic para 11,75% mantém o Brasil isolado na liderança dos países com os juros mais altos do mundo. Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses, os juros reais atuais chegam a 5,9% ao ano. Em um distante segundo lugar vem a Austrália, com 2,0% ao ano.

Uma simulação feita pelo economista Jason Vieira, da corretora Cruzeiro do Sul, para que o país deixasse o topo do ranking, seria preciso que o Banco Central realizasse um corte de 3,75 pontos percentuais, levando a Selic a 8% ao ano. Esta operação levaria o país ao terceiro lugar, pagando juros reais de 1,8% ao ano, descontada a inflação dos últimos 12 meses.

A tabela abaixo mostra quais são os 10 maiores pagadores de juros reais do mundo, descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses:

Ranking País Juro (ano)
1 Brasil 5,9%
2 Austrália 2,0%
3 Hungria 1,9%
4 África do Sul 1,7%
5 Turquia 1,3%
6 China 1,1%
7 Chile 0,8%
8 México  0,7%
9 Taiwan 0,5%
10 Filipinas 0,5%

Segundo Vieira, nem mesmo o recém anunciado corte de 50 bilhões de reais no orçamento da União é suficiente para alterar as posições do ranking, sobretudo no curto prazo. "O mercado ainda aguarda a efetividade das ações propostas pelo governo, o qual reposicionou o ajuste para somente 13 bilhões de reais efetivos", afirma o economista.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCopomEstatísticasIndicadores econômicosJurosMercado financeiroSelic

Mais de Brasil

Giro do dia: morte de Pepe Mujica, CPI das Bets, JBS, INSS e investimentos da China

Governo Lula paralisa cessão da área da favela do Moinho em SP ao governo Tarcísio

Prefeito de Sorocaba (SP) vira réu por suspeita de superfaturamento na compra de lousas digitais

Tornado atinge município do RS, provoca danos em mais de 280 moradias e destrói rede elétrica