Brasil

Alta do PIB mostra potencial da economia, diz Mantega

Crescimento do ano passado estava “bem dentro” das previsões do governo, segundo o ministro

Guido Mantega disse que o Brasil ajudou os outros países a saírem da crise econômica com seu bom desempenho (AGÊNCIA BRASIL)

Guido Mantega disse que o Brasil ajudou os outros países a saírem da crise econômica com seu bom desempenho (AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 12h59.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que o crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, anunciado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reflete a capacidade produtiva do País. Segundo ele, o resultado “mostra o potencial da economia e a nossa capacidade de crescer cada vez mais”.

Mantega afirmou que a taxa de crescimento do ano passado estava “bem dentro” das previsões do governo e destacou que o resultado foi a maior expansão do PIB desde 1986. Para o PIB per capita (por pessoa), foi o melhor resultado desde 1980. “Há muito tempo a população brasileira não tinha uma expansão tão grande do PIB” acrescentou.

O ministro também destacou a expansão de 10,1% do PIB industrial em 2010. “Não dá para falar em desindustrialização”, afirmou. Mantega afirmou que a expansão de 21,8% no ano passado da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que corresponde aos investimentos, possibilitará ao País continuar seu crescimento sem a formação de gargalos. “O crescimento do investimento foi três vezes maior que o do PIB. Estamos crescendo, aumentando a produtividade da economia brasileira. Novos equipamentos estão sendo implantados, o que nos habilita a continuar o crescimento nos próximos anos, afastando problemas de desabastecimento e inflação”, completou.

Importações

O ministro afirmou que o Brasil ajudou outros países a saírem da crise financeira por meio do aumento das suas importações. Ele destacou que as compras internacionais subiram 36,2% em 2010, ante uma alta de 11,5% nas exportações. Segundo Mantega, essa disparidade reduziu o superávit comercial do Brasil.

“Como o Brasil cresceu acima da média dos outros países, importou mais. Por isso, o Brasil ajudou os outros países a saírem da crise”, disse. O ministro afirmou que o mercado interno robusto dá dinamismo à economia brasileira. Ele destacou também que o crescimento recorde de 2010 foi acompanhado de crescimento recorde do emprego. Segundo ele, o Brasil teve o quinto maior crescimento entre os países do G-20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo), atrás de China, Índia, Argentina e Turquia.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasGuido MantegaIBGEIndicadores econômicosPersonalidadesPIBPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP