Brasil

Aloysio Nunes participa de última troca de tropas no Haiti

Ministro também teve um encontro privado com a representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

E

EFE

Publicado em 3 de junho de 2017 às 08h18.

Última atualização em 3 de junho de 2017 às 08h58.

Porto Príncip - O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, participou nesta sexta-feira da cerimônia de substituição de comando do 25º ao 26º e último contingente militar de tropas brasileiras que fará parte da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

A presença do chanceler no evento faz parte da agenda da sua visita oficial de dois dias ao Haiti, que teve início hoje, com uma reunião com o ministro das Relações Exteriores haitiano, Antonio Rodrigue.

Aloysio Nunes também teve um encontro privado com a representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas no Haiti, Sandra Honoré, após a cerimônia de troca do contingente na base de Tabarre.

Durante o evento, o ministro se dirigiu às tropas e destacou a grande responsabilidade de sua presença no Haiti e os motivos pelos que estão emprestando seu apoio ao país, onde o Brasil tem uma ampla agenda de cooperação técnica, com especial atenção no setor de saúde e formação profissional.

O Conselho de Segurança da ONU acordou em abril, encerrar a missão no Haiti, no próximo dia 15 de outubro, e retirar todas as tropas de paz para deixar uma pequena presença policial nesse país, batizada de Minujusth, que se concentrará em apoiar a polícia haitiana a promover o estado de direito e vigiar o respeito dos direitos humanos.

Esta nova missão não terá pessoal militar e será muito mais reduzida, composta por um máximo de sete unidades policiais formados e 295 agentes.

Acompanhe tudo sobre:Aloysio NunesHaiti

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia