Brasil

Aloysio Nunes é o novo ministro de Relações Exteriores

O senador tucano assume o posto de José Serra, que pediu demissão na semana passada por problemas de saúde

Senador Aloysio Nunes Ferreira durante votação no da PEC do Teto no Senado 13/12/2016 (Senado/Divulgação)

Senador Aloysio Nunes Ferreira durante votação no da PEC do Teto no Senado 13/12/2016 (Senado/Divulgação)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 2 de março de 2017 às 15h34.

Última atualização em 8 de março de 2017 às 14h47.

Brasília - O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) acaba de ser confirmado como o novo ministro das Relações Exteriores.  Ele substitui o também tucano José Serra, que pediu demissão do cargo na última quarta-feira por problemas de saúde. Essa é a oitava mudança que o presidente Michel Temer (PMDB) é obrigado a fazer em sua equipe ministerial em menos de dez meses de governo - veja a galeria abaixo.

O porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, oficializou há pouco a indicação de Aloysio para a pasta de Relações Exteriores.

"Homem público de larga experiência política, seja no Legislativo, seja no Executivo, o Senador Aloysio Nunes Ferreira tem uma longa trajetória de engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional do Brasil", afirmou o porta-voz.

Em seu primeiro mandato como senador, Aloysio Nunes (PSDB-SP) é formado em Direito na Universidade de São Paulo. O tucano cursou Ciências Sociais na mesma faculdade. Durante seu exílio na França entre 1968 e 1979, o tucano fez bacharelado em Economia Política e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Paris. Por lá, o novo ministro das Relações Exteriores lecionou língua portuguesa.

Ao voltar para o Brasil, Aloysio foi deputado estadual pelo PMDB entre 1983 e 1991. Na legenda, foi deputado federal sente 1995 e 1999. Em 1999, ele migrou para o PSDB e teve dois mandatos como deputado federal, entre 1999 e 2007.

Entre 1999 e 2001, o tucano foi Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. Depois disso, ele assumiu o Ministério da Justiça até 2002, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Depois de ocupar os cargos de secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, em 2005 e 2006, e de Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, entre 2007 e 2010, Aloysio foi eleito senador com mais de 11 milhões de votos em São Paulo. Em 2014, concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa encabeçada por Aécio Neves (PSDB).

Líder do PSDB no Senado, o tucano assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores em 2015. A experiência foi determinante para que Temer o escolhesse para o lugar de Serra. Para assumir o Ministério de Relações Exteriores, Aloysio deixa a liderança do governo no Senado.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:Aloysio NunesGoverno TemerMinistério das Relações ExterioresPSDB

Mais de Brasil

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas