Brasil

Alinhado com Lula, governador do ES chama tarifaço de Trump de 'medida desequilibrada'

Casagrande se reuniu com presidente no Palácio do Planalto nesta terça-feira

Governador afirmou que também criou um comitê para avaliar as repercussões econômicas no estado (Leandro Fonseca/Exame)

Governador afirmou que também criou um comitê para avaliar as repercussões econômicas no estado (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de julho de 2025 às 09h51.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) classificou de "medida desequilibrada" o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto. A fala ocorreu em reunião na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto nesta terça-feira.

"Nós, lá no Estado do Espírito Santo, também estamos de mãos dadas neste momento em que nós estamos vivendo essa crise do tarifaço com essa medida desequilibrada do governo do presidente Trump. E nós também montamos lá um conjunto e um grupo dentro do governo para dialogar com o setor produtivo local e a gente estar alinhado com as decisões econômicas que o governo federal está tomando", disse Casagrande.

O governador afirmou que também criou um comitê para avaliar as repercussões econômicas no estado e disse que o Espírito Santo está "alinhado com as decisões que o governo federal está tomando":

"Não temos muito o que fazer a não ser apoiar o governo nessa busca permanente do diálogo com os Estados Unidos, tentativa de abertura de um canal diretamente através do setor produtivo, para a gente achar um caminho de negociação. Acho que essa tem sido a postura importante do governo nessa busca do diálogo e tentando buscar uma saída negociada para respeitar essas relações históricas que nós temos com os Estados Unidos".

Na reunião com Lula, Casagrande discutiu o lançamento de um curso de medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campos São Mateus, que foi autorizado pelo governo federal. No encontro, estavam, além de Lula e do governador, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, Educação, Camilo Santana e de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Acompanhe tudo sobre:Espírito SantoLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha