Brasil

Aliados de Temer barram convocação de Padilha à Câmara

Deputados da oposição queriam convocar Eliseu Padilha para prestar esclarecimentos, mas aliados de Temer impediram

Eliseu Padilha: oposição queria esclarecimentos sobre o caso que levou à demissão de Geddel da Secretaria de Governo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Eliseu Padilha: oposição queria esclarecimentos sobre o caso que levou à demissão de Geddel da Secretaria de Governo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 14h37.

Brasília - Pela segunda semana consecutiva, a base aliada do presidente Michel Temer conseguiu blindar o governo e derrubar pedidos de convocação para que ministros viessem à Câmara dar explicações sobre o caso que levou à demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo.

Deputados da oposição apresentaram requerimentos para que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, prestassem depoimentos na Comissão de Fiscalização e Controle. Todos os pedidos foram rejeitados.

O deputado Paulo Pimenta (PT-SP) também solicitou, sem sucesso, que o novo ministro da Cultura, Roberto Freire, enviasse cópia de toda a documentação sobre o processo de autorização do empreendimento La Vue, em Salvador, onde Geddel comprou um apartamento.

A oposição também tentou aprovar a realização de uma audiência pública com integrantes do Ministério da Cultura, do Iphan, do TCU e do Ministério Público Federal.

Na semana passada, um movimento parecido, encabeçado pelo líder do governo, André Moura (PSC-SE), impediu que fosse aprovada a convocação de Geddel para prestar esclarecimentos na Câmara.

Apesar da blindagem, Geddel decidiu deixar o governo na última sexta-feira, 25, após o ex-ministro Marcelo Calero envolver Temer diretamente no escândalo.

Em depoimento à Polícia Federal, Calero afirmou ter sido pressionado também pelo presidente a interferir para que o Iphan liberasse a obra de interesse do então ministro da Secretaria de Governo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosOposição políticaGoverno Temer

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa