Brasil

Alexandre de Moraes é convidado para prestar informações sobre inquérito das fake news

É a segunda vez em pouco mais de um mês que o ministro do STF é convidado para audiência sobre "ativismo judicial". Em julho, porém, ele recusou o convite

O requerimento aprovado é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) (Banco de Imagens/AP Images)

O requerimento aprovado é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) (Banco de Imagens/AP Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 9 de agosto de 2022 às 18h01.

Última atualização em 9 de agosto de 2022 às 18h06.

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes preste esclarecimentos a respeito dos inquéritos da Corte que investigam atos antidemocráticos promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o uso de fake news para atacar membros do Judiciário. Ambos estão sob relatoria de Moraes.

O requerimento aprovado é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Não é a primeira vez que o magistrado é convidado a uma audiência da comissão para debater ativismos judiciais — prática pela qual Moraes tem sido acusado por parlamentares bolsonaristas.

No início de julho, o ministro também foi convidado para participar de uma audiência, também a pedido de Girão, junto com outro magistrado da Corte, Luis Roberto Barroso. Os dois, porém, recusaram o convite.

LEIA TAMBÉM: Deputados tentam tirar dados negativos de próprios verbetes na Wikipédia

Como a CTFC é uma comissão permanente, ela não pode convocar ninguém que não seja ministro de Estado ou titular de órgão diretamente subordinado ao presidente. Por isso, Moraes foi apenas convidado a comparecer à audiência pública.

O requerimento de Girão pede para que seja feito uma audiência pública para debater “o conflito de opiniões sobre o inquérito 4781 [das fake news] e também a violação do devido processo legal, dos direitos e garantias individuais e o do sistema acusatório”.

Além de Alexandre de Moraes, também foram aprovados que sejam convidados à audiência o procurador-geral da República, Augusto Aras, o ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol e a ex-PGR Raquel Dodge.

Também estão na lista o procurador de Justiça do Mato Grosso do Sul, Sérgio Harfouche; o procurador Cleber de Oliveira Tavares Neto; o procurador de Justiça de São Paulo César Dario Mariano da Silva; e os juristas Valmir Pontes e Ives Gandra Martins. Ainda não há data definida para que a audiência aconteça.

(O Globo)

LEIA TAMBÉM:

TSE recebe influenciadores para explicar como funcionam as urnas eletrônicas

Veja o que WhatsApp, Facebook e Google estão fazendo para combater a desinformação climática

Como essa agência na Ucrânia usou tecnologia para combater a desinformação

Acompanhe tudo sobre:Alexandre de MoraesDemocraciaFake newsJair BolsonaroSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas