Brasil

Alcolumbre diz que Congresso e governo atuarão juntos em reação à ‘agressão’ dos EUA com tarifaço

Ele se reuniu com Alckmin, Motta e Gleisi para debater medidas conjuntas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de julho de 2025 às 10h55.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou nesta quarta, 16, que o Congresso e o governo atuarão juntos na reação à “agressão” do governo americano, com o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros.

A declaração em vídeo divulgado, aconteceu após reunião entre Alcolumbre, o presidente da Câmara, Hugo Motta, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra Gleisi Hoffmann. Ao lado de Motta e Alckmin, Alcolumbre defendeu a união do Parlamento em torno da defesa dos interesses nacionais.

"O Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais, tenho conversado muito com o presidente Hugo Motta em relação a esses últimos acontecimentos e temos a compreensão, Câmara e Senado, que vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros, os empresários brasileiros e tenho convicção que esse processo deve ser liderado pelo Poder Executivo", disse Alcolumbre.

Motta, por sua vez, disse que o parlamento está pronto para apoiar medidas do governo e reagir com rapidez.

"Aqui temos mais um momento de unidade nacional, em proteção à nossa indústria, nossos empregos e relações diplomáticas com os demais países", disse Motta.

O vice-presidente, que comanda a reação do governo brasileiro ao tarifaço, voltou a criticar a medida, que segundo ele, é inadequada e injusta

"Na questão comercial entendemos que há equívocos do governo dos Estados Unidos, porque tem superávit na balança comercial. É inadequado, injusto e vamos trabalhar juntos para reverter".

Nesta terça-feira foi publicado o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica.

O vice-presidente Alckmin lidera a reação do governo à tarifa de 50% a produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump.

Alckmin conduziu reuniões nesta terça com empresários do setor produtivo e agropecuário. Uma nova rodada de reuniões vai acontecer nesta

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaHugo MottaGleisi HoffmannGeraldo AlckminDonald TrumpTarifas

Mais de Brasil

'Hilux do ouro': veja detalhes da operação da PRF em Roraima

Tarifaço veio após 'perseguição a Jair Bolsonaro', diz Eduardo em entrevista a jornal

INSS proíbe 8 instituições financeiras de oferecerem crédito consignado; confira a lista completa

Embarques com Jaé crescem 142% no Rio de Janeiro; tire dúvidas sobre o cartão