Brasil

Alckmin espera evitar rodízio se Cantareira chegar em 14%

Segundo jornal, outro fator determinante para evitar o rodízio será o avanço das obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios.

Crise da água (koya79/Thinkstock)

Crise da água (koya79/Thinkstock)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 08h40.

São Paulo – Com as chuvas de fevereiro, projeções feitas pelo governo de São Paulo indicam que o rodízio de água será evitado caso o nível de armazenamento do sistema Cantareira chegue a 14% até o fim de março. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Hoje o sistema chegou a 9,5%. O armazenamento tem subido desde o início do mês, quando o Cantareira marcava 5%. Os índices já contam com duas cotas do volume morto, que fica abaixo da captação.

Além do aumento no nível da água, outro fator determinante para evitar o rodízio, segundo o jornal, será o avanço das obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios.

Mesmo que esse cenário se concretize, a situação do abastecimento da região metropolitana continuaria crítica. O cálculo para evitar o racionamento conta que a pressão continue reduzida e a população não eleve o consumo.

As chuvas deste mês já superaram a média histórica para fevereiro. Até agora, choveu 257 mm, segundo a Sabesp, enquanto a média para todo o mês é de 199,1 mm.

Pesquisa realizada pelo Datafolha no início do mês mostrou que 60% dos paulistanos eram a favor de um racionamento de água.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçoscidades-brasileirasMetrópoles globaisSabespÁguaSão Paulo capitalSaneamentoGovernadoresGeraldo Alckmin

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha