Brasil

Alckmin envia projeto que permite celular em sala de aula

Na justificativa, o governador diz que os alunos "já estão conectados" e que o processo de aprendizagem "deve acompanhar o uso de novas tecnologias"

Celular: uso será permitido para fins pedagógicos (KristinaJovanovic/Thinkstock)

Celular: uso será permitido para fins pedagógicos (KristinaJovanovic/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 20h40.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) encaminhou nesta quarta-feira, 30, à Assembleia Legislativa projeto de lei que permite o uso de celular nas salas de aula das escolas estaduais para fins pedagógicos.

Na justificativa, o governador diz que os alunos "já estão conectados" e que o processo de aprendizagem "deve acompanhar o uso de novas tecnologias". A proposta é do secretário da Educação José Renato Nalini.

Hoje o uso do equipamento é proibido. Existem leis semelhantes com veto ao uso do aparelho em outros Estados, como Acre, Amapá, Pernambuco, Paraná e Ceará. Os textos têm, em comum, preocupações com a falta de atenção dos alunos.

Pesquisa da Tic Educação 2014, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, mostrou que, cada vez mais, o smartphone ganha adesão no dia a dia de professores e estudantes.

Entre os docentes de escolas públicas, 64% acessaram a rede pelo celular, ante apenas 6% em 2010, primeiro ano da pesquisa. Entre os alunos, 79% utilizam a internet nos telefones móveis.

Acompanhe tudo sobre:CelularesGeraldo AlckminSão Paulo capital

Mais de Brasil

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula

Gleisi Hoffmann diz que espera acordo após suspensão de decretos do IOF