Brasil

Alckmin cria comitê de enfrentamento da crise hídrica

Comitê tem como objetivo "o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas" para o enfrentamento da crise hídrica, segundo texto


	Alckmin: Comitê foi saída encontrada para aumentar interlocução entre municípios, estado e empresas
 (José Luís da Conceição/Divulgação/Governo de São Paulo)

Alckmin: Comitê foi saída encontrada para aumentar interlocução entre municípios, estado e empresas (José Luís da Conceição/Divulgação/Governo de São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 14h54.

São Paulo - O governador Geraldo Alckmin instituiu o Comitê de Crise Hídrica da região metropolitana de São Paulo, demanda dos prefeitos paulistas apresentada ao governo do Estado em reunião na semana passada.

O decreto foi publicado nesta quarta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado.

Segundo o texto, o comitê será coordenado pela Secretaria Recursos Hídricos e tem como objetivo "o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas" para o enfrentamento da crise hídrica.

Além do secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, o conselho terá também os secretários da Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente e o Coordenador da Defesa Civil.

Haverá convites ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e aos presidentes dos consórcios que administram o abastecimento de água na região.

Entidades como Fiesp, Federação da Agricultura e Pecuária, universidades estaduais e Embrapa também serão convidadas.

Sabesp

A Sabesp não participará do Comitê. A assessoria da Secretaria de Recursos Hídricos ressaltou a presença de Benedito Braga e disse que o grupo é composto por agentes do poder público.

Sobre o convite às outras concessionárias da região metropolitana, que terão representantes, a assessoria informou que a medida é para que não seja necessário convidar os 39 prefeitos.

O decreto convida os presidentes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, do CIMBAJU - Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri, do CIOESTE - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo e do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo.

Na reunião com Benedito Braga na semana passada, os prefeitos da região metropolitana se disseram dispostos a colaborar, com ações conjuntas de economia de água.

A principal reclamação foi a falta de transparência do governo do estado.

O Comitê foi a saída encontrada para aumentar a interlocução entre municípios, estado e as empresas.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCrises em empresasGeraldo AlckminGovernadoresGovernoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil