Brasil

Água da Lagoa não fez mal a remadores dos EUA, diz Pezão

Governador do Rio rebateu críticas de que remadores dos Estados Unidos que participaram de campeonato teriam sofrido problemas de saúde após o evento


	" Todos os testes de água mostraram que ela estava boa para as provas", disse Luiz Fernando Pezão
 (Tânia Rêgo/ABr)

" Todos os testes de água mostraram que ela estava boa para as provas", disse Luiz Fernando Pezão (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2015 às 17h05.

Rio de Janeiro - O governador Luiz Fernando Pezão rebateu hoje (11) as críticas divulgadas pela agência de notícias Associated Press de que 13 remadores norte-americanos que participaram do Campeonato Mundial Junior, na Lagoa Rodrigo de Freitas, teriam sofrido problemas estomacais depois do evento-teste de remo, no fim de semana.

De acordo com o governador, “eles [os norte-americanos e a médica da delegação] não têm certeza se foi problema da água. Já falam na alimentação. Todos os testes de água mostraram que ela estava boa para as provas. O resultado dos exames para bactérias e coliformes fecais está muito abaixo do fixado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para uso e banho”.

Sobre a construção de um cinturão para captação de esgotos nos arredores da Marina da Glória, de modo a promover a revitalização da Baía de Guanabara até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o governador disse que a obra ainda não está pronta, mas “que o governo trabalha com o prazo limite para dezembro”.

A obra do Cinturão de Captação em Tempo Seco da Marina da Glória prevê a implantação de um sistema coletor que impedirá o despejo de esgotos nas águas que banham a instalação olímpica.

A iniciativa faz parte do pacote de medidas para garantir melhores condições da água da Baía de Guanabara, onde serão realizadas as competições de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O projeto prevê a construção de cerca de um quilômetro de galerias coletoras e uma estação elevatória de esgotos com capacidade para 450 litros por segundo. Antes, o governo trabalhava com prazo de conclusão das obras para setembro de 2015.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEsportesGovernoMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPoluiçãoRio de Janeiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP