Brasil

AGU pede inquérito contra artigo "Por que torço para que Bolsonaro morra"

Bolsonaro retuitou uma publicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, sobre artigo da Folha de S. Paulo

Jornal de papel (Nodar Chernishev / EyeEm/Getty Images)

Jornal de papel (Nodar Chernishev / EyeEm/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2020 às 22h10.

Última atualização em 7 de julho de 2020 às 22h35.

O presidente Jair Bolsonaro retuitou uma publicação do Ministro da Justiça e Segurança Pública no Twitter, André Mendonça, no qual ele diz que a Advocacia Geral da União (AGU) vai pedir à Polícia Federal a abertura de um inquérito contra um artigo pulicado na Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 7, com título: "Por que torço para que Bolsonaro morra".

No texto, o articulista Hélio Schwartsman diz que o presidente, que anunciou hoje que está com covid-19, "prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida".

Na publicação feita nesta tarde, Mendonça escreve que "quem defende a democracia deve repudiar o artigo" e completa: "Assim, com base nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional, será requisitada a abertura de inquérito à Polícia Federal".

A lei foi promulgada em 1983 pelo então presidente João Figueiredo e define crimes contra a segurança nacional e a ordem social. Os artigos citados conferem ao ministro a prerrogativa de solicitar à PF a instauração de inquérito e estipula pena de 1 a 4 anos de prisão para quem “caluniar ou difamar o presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação”. 

(Com informações da Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Silvio Costa Filho assina decreto sobre 'BR do Mar' com incentivos para 'embarcações verdes'

Acidente que matou alunos da UFPA foi causado por carreta que invadiu a contramão, diz polícia

Alcolumbre diz que Congresso e governo atuarão juntos em reação à ‘agressão’ dos EUA com tarifaço

Lula manifesta pesar por vítimas de acidente com estudantes na BR-153, em Goiás