Brasil

Críticas ao leilão são de conteúdo político, diz AGU

Segundo Adams, a AGU vai continuar monitorando as ações que chegarem ao Judiciário a atuará para evitar a anulação do leilão

Manifestantes fazem caminhada e protesto próximo à sede da Petrobras, no centro da cidade, após o leilão do Campo de Libra (Fernando Frazão/ABr)

Manifestantes fazem caminhada e protesto próximo à sede da Petrobras, no centro da cidade, após o leilão do Campo de Libra (Fernando Frazão/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 22h10.

Brasília – O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse hoje (21) que as críticas ao leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, são de “conteúdo político”. Segundo Adams, a AGU vai continuar monitorando as ações que chegarem ao Judiciário a atuará para evitar a anulação do leilão. Das 27 ações que foram protocoladas em vários estados para suspender o leilão, 20 foram negadas e sete aguardam decisão.

Em entrevista após participar da abertura do 6º Seminário da Advocacia Pública, o advogado-geral da União defendeu as regras do processo de licitação e disse que o risco de suspensão do resultado do leilão “é mínimo”. “Evidentemente que o processo não acabou, como todos os outros processos. Agora, o risco é mínimo. Acho que o processo está tecnicamente consistente, juridicamente aderente à nossa legislação, economicamente viável e tivemos um excelente resultado”, disse Adams.

Na avaliação de Adams, as críticas ao leilão são de “conteúdo político”, por entender que o país será beneficiado com a partilha. “As críticas são de conteúdo político. O petróleo é brasileiro. O resultado da exploração que é partilhado, sendo que o Brasil é o maior beneficiado dessa partilha. Seja diretamente para União, seja para a própria Petrobras, que detém 40% do consórcio. Então, eu acredito que essas críticas são afastadas pelo próprio resultado do leilão e pelo resultado da exploração”, argumentou.

Acompanhe tudo sobre:Campo de LibraJustiçaLeilõesPré-sal

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas