Brasil

Agência de Aviação Civil precisa contratar 550 funcionários

Contratações são necessárias para atender Plano de Aviação Regional, que prevê operação em 270 novos aeroportos, além de subsídios empresas aéreas


	Contratação depende do Ministério do Planejamento, mas ainda não há um pedido formal da Anac para realização de novos concursos
 (David McNew/Getty Images)

Contratação depende do Ministério do Planejamento, mas ainda não há um pedido formal da Anac para realização de novos concursos (David McNew/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2014 às 14h30.

Rio - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que precisará preencher cerca de 40% de novas vagas em seu quadro para conseguir atender a demanda por fiscalização das novas operações previstas no Plano de Aviação Regional.

O plano foi desenvolvido em 2012 e prevê operação em 270 novos aeroportos, além de subsídios às empresas aéreas que ofertem novos voos para terminais em cidades com menos de 1 milhão de passageiros. O subsídio foi autorizado na última segunda-feira, dia 3, via medida provisória.

De acordo com o diretor de Operações em Aeronaves da Anac, Carlos Pellegrino, a demanda já existe em função do déficit de servidores no quadro da agência, estimado em 40% do total.

"Vamos precisar complementar o quadro para receber mais servidores. Os novos aeroportos não vão acontecer de um dia para o outro. Vamos fazer um planejamento", avaliou Pellegrino.

Atualmente, a agência que regula o setor aéreo em todo o país possui em seu quadro cerca de 1.200 funcionários. A estimativa é que sejam necessários mais 550 servidores para atender a demanda por fiscalização e controle dos novos terminais e operações.

Segundo Pellegrino, a contratação depende do Ministério do Planejamento, mas ainda não há um pedido formal da Anac para realização de novos concursos.

"Mesmo com todo esforço para colocar troca de informações digitais, não há como fazer isso sem gente. Zerando esse déficit já contemplamos as necessidades para os novos aeroportos", completou o diretor.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAnacAviaçãoAviõesSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua