Brasil

África do Sul ajudará Brasil em segurança da Copa de 2014

"Ao oferecer ajuda ao Brasil, manifestamos também o desejo de que o Brasil possa realizar a Copa do Mundo de 2014, com muito êxito", afirmou Makwetla


	Celso Amorim recebeu o documento do vice-ministro sul-africano de Defesa, Thabang Makwetla, durante o encerramente da primeira Reunião do Cômite Conjunto Brasil-África do Sul, em Brasília
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Celso Amorim recebeu o documento do vice-ministro sul-africano de Defesa, Thabang Makwetla, durante o encerramente da primeira Reunião do Cômite Conjunto Brasil-África do Sul, em Brasília (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 18h33.

Brasília - O governo da África do Sul cooperará com o brasileiro no planejamento de estratégias de segurança para a Copa do Mundo de 2014, com a entrega de um relatório detalhado com as medidas adotadas na competição realizada no país africano, três anos atrás.

O vice-ministro sul-africano de Defesa, Thabang Makwetla, foi quem entregou o documento, ao seu colega de pasta Celso Amorim, durante o encerramento da 1ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-África do Sul, realizada em Brasília.

"Ao oferecer ajuda ao Brasil, manifestamos também o desejo de que o Brasil possa realizar a Copa do Mundo de 2014, com muito êxito", afirmou Makwetla, segundo comunicado do Ministério da Defesa brasileiro.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, avaliou as informações entregues pela África do Sul. "Recebemos um relatório muito bom do governo sul-africano", explicou o militar.

Na terça-feira, o Brasil aprovou o Plano Estratégico de Segurança e Defesa para a Copa de 2014, elaborado por diferentes ministérios e órgãos oficiais. O plano apresenta regras que "orientarão" assuntos como defesa cibernética e combate ao terrorismo.

A reunião de encerramento foi marcada pela assinatura de documentos nos quais Brasil e África do Sul se comprometem a ampliar a cooperação entre as Forças Armadas respectivas.

Os acordos, segundo Makwetla, serão levados também ao fórum Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que terão uma cúpula no final deste mês, na cidade sul-africana de Durban.

África do Sul, da mesma maneira, confirmou sua participação na Feira Internacional de Defesa e Segurança, que será realizada no próximo mês, no Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulAmérica LatinaCopa do MundoDados de BrasilEsportesFutebol

Mais de Brasil

Patos e gansos ficam azuis após derramamento de corante em córrego em Jundiaí (SP)

Favela do Moinho: Governos Lula e Tarcísio fecham acordo para oferecer casas para moradores

Como solicitar alvará para pequenos negócios? Entenda dispensa para MEIs

Governo reduz tempo de permanência no Bolsa Família em casos de aumento de renda