Brasil

Aeroportos serão reforçados durante Carnaval

De acordo com a Infraero, mais de 2,4 milhões de pessoas deverão passar pelos aeroportos do Brasil na próxima semana


	Aeroporto de Guarulhos: a operação prevê remanejamento de funcionários segundo escala e manutenções preventivas.
 (REUTERS/Nacho Doce)

Aeroporto de Guarulhos: a operação prevê remanejamento de funcionários segundo escala e manutenções preventivas. (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2013 às 15h52.

Brasília – Os aeroportos brasileiros vão intensificar os serviços de atendimento aos usuários e irão reforçar as equipes de segurança durante o período de Carnaval, a partir de amanhã (7) até o domingo seguinte ao feriado (17). As medidas fazem parte do plano para o carnaval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Receita Federal, que será conduzido em dez dos 63 aeroportos do país: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador e Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE) – que são os que registram mais movimento neste período do ano.

A operação prevê ainda remanejamento de funcionários segundo escala e manutenções preventivas. De acordo com a Infraero, mais de 2,4 milhões de pessoas deverão passar pelos aeroportos do Brasil na próxima semana, 11,2% a mais do que no mesmo período do ano passado. O objetivo da Anac é manter a fluidez nos aeroportos e evitar os tumultos típicos de períodos de grande movimentação, como é o carnaval.

A agência ainda orienta que os passageiros baixem pela internet os aplicativos da Infraero, que fornecem informações sobre a situação dos voos e um guia sobre viagens, e das companhias aéreas, que permitem a realização de check in online - o que ajuda a diminuir as filas. Esses aplicativos estão disponíveis para celulares com plataformas mobile. No Aeroporto Santos Dumont, por exemplo, não é mais possível fazer check in nos balcões das companhias aéreas, somente nos terminais de auto-atendimento e via internet. Os balcões são reservados apenas para o despacho de bagagem.


Em cidades com fluxo de passageiros maior, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, serão adotadas medidas para tentar minimizar os efeitos da movimentação, como aumento da fiscalização dos serviços de transporte e de estacionamento, dos serviços de imigração e de recepção de turistas estrangeiros ou brasileiros.

Nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ), que concentram os voos internacionais, haverá 88% mais funcionários da Receita Federal para controlar a entrada de visitantes e a saída de brasileiros. Durante o carnaval, não será possível acessar, pela internet, os serviços da Receita, cuja página estará em manutenção.

Caso o passageiro não tenha os problemas solucionados pela companhia aérea responsável, a reclamação deverá ser encaminhada à Anac (por meio do número 0800 725 4445), aos órgãos de Defesa do Consumidor (Procons) ou à Justiça. A orientação vale para passagiros em qualquer aeroporto do país.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosCarnavalseguranca-digitalSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026