Brasil

Aeroporto gaúcho é o mais rápido na recepção de seleções

Gaúchos eram, pelo menos até a manhã de ontem, os mais ágeis nos procedimentos de imigração e alfândega


	Passageiros carregam bagagens em corredor do aeroporto de Porto Alegre
 (Infraero/Divulgação)

Passageiros carregam bagagens em corredor do aeroporto de Porto Alegre (Infraero/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 20h17.

Brasília - O aeroporto de Porto Alegre foi o mais rápido em receber as seleções que participam da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, 12. 

De acordo com um ranking elaborado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) obtido pelo Estado, os gaúchos eram, pelo menos até a manhã de ontem, os mais ágeis nos procedimentos de imigração e alfândega.

A seleção do Equador, a única a desembarcar por lá, na segunda-feira passada, gastou apenas seis minutos para cumprir as formalidades e ingressar no País.

Os dados compilados pela SAC, que são provisórios porque registram as chegadas só até a manhã de ontem, quando nem todas as delegações haviam chegado, mostram que outras representações também gastaram pouco tempo com burocracia.

A Bélgica, que chegou por Guarulhos (SP), e a Itália, que desembarcou no Galeão (Rio), também esperaram os mesmos seis minutos. Outras delegações não tiveram a mesma sorte.

Os camaronenses, rivais do Brasil na próxima segunda-feira, desembarcaram no Galeão e gastaram 40 minutos para passar pela imigração e Receita.

Foi o tempo mais longo registrado pela SAC. Por esse desempenho, o aeroporto do Rio ocupa a quinta posição entre sete aeroportos avaliados.

"Meu Galeão está lá atrás", lamentou o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, que já foi governador do Rio. Ele explicou que a divulgação do ranking tem por objetivo estimular a competição entre os aeroportos para prestar melhores serviços.

O segundo pior tempo foi registrado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), concedido à iniciativa privada em 2012. Lá, a delegação da Argélia amargou 35 minutos de fila.

Na média, o tempo gasto pelas seleções foi de 16 minutos para imigração e alfândega - que são, segundo a SAC, as variáveis sob controle do governo.

Se, porém, for contado o tempo decorrido desde a abertura da porta da aeronave, o tempo médio sobe para 31 minutos. Do pouso até a hora em que as delegações saíram do aeroporto, o tempo médio registrado foi de 1 hora e 4 minutos.

Esse, é claro, é o tratamento para grupos vip. Os dados contrastam com os registrados ontem, por exemplo, quando os estrangeiros que chegavam ao aeroporto de Guarulhos relatavam espera de 3 horas para passar pela imigração. Também ontem, o aeroporto de Porto Alegre, líder do ranking, ficou fechado no começo da manhã por causa de nevoeiro.

Acompanhe tudo sobre:Aeroportoscidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolPorto AlegreSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia