Brasil

Aeroporto de Viracopos terá check-in unificado

Aeroporto começou a testar um sistema de operação do novo terminal de passageiros, previsto para ser inaugurado em maio de 2014


	Aeroporto de Viracopos, em Campinas: serão implantados 54 totens espalhados no novo terminal onde os viajantes poderão emitir suas passagens
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Aeroporto de Viracopos, em Campinas: serão implantados 54 totens espalhados no novo terminal onde os viajantes poderão emitir suas passagens (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 17h46.

Campinas - O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, começou a testar nesta sexta-feira, 08, um sistema de operação do novo terminal de passageiros, previsto para ser inaugurado em maio de 2014, com check-in unificado e câmeras de reconhecimento facial para a segurança.

Ao todo, serão implantados 54 totens espalhados no novo terminal onde os viajantes poderão emitir suas passagens, não importa a companhia em que estejam voando. Os 144 guichês também não serão mais das companhias. Conforme a demanda, o número de pontos de atendimento de cada empresa será variável ao longo do dia. O sistema deve agilizar a emissão de passagens e despacho de bagagens.

Inspirado em aeroportos de Toronto e Londres, Viracopos passará a operar com um unificado sistema de processamento de informações de check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque, explica o presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o terminal, Luiz Alberto Küster. A concessionária quer ser a primeira a utilizar esse modelo no Brasil.

Serão instaladas 1.007 câmeras, parte delas com reconhecimento facial. "Esse sistema estará ligado diretamente com a Polícia Federal", explica Kuster.

Todo sistema de alarme de incêndios passa a ser controlado por essa central inteligente. São 22 sistemas de controle, desde predial às posições de aeronaves e bagagens, unificados em um ponto.

O novo terminal ficará pronto às vésperas da Copa de 2014. Ele vai ampliar a atual capacidade de passageiros de 9 milhões ao ano para 14 milhões ao ano. Como as obras só ficarão prontas em cima da hora, a concessionária montou um laboratório onde todo sistema de Tecnologia da Informação vai ser testado em simulações.

Ao todo serão investidos R$ 2,1 bilhões no novo terminal, que deve ser um dos mais modernos da América Latina. O sistema operacional implantado em teste pela Aeroportos Brasil Viracopos custou R$ 150 milhões.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesAeroportostransportes-no-brasilAeroportos do BrasilViracopos

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha