Brasil

Aeroporto de Porto Alegre: vendas serão retomadas nesta sexta-feira

Anúncio foi pelos ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta. Segundo eles, o aeroporto será reaberto com 70% da capacidade em outubro

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 8 de agosto de 2024 às 18h18.

Última atualização em 8 de agosto de 2024 às 18h21.

O aeroporto de Porto Alegre vai voltar a receber voos comerciais a partir de 21 de outubro, após ser danificado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 8, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro extraordinário pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

De acordo com o comunicado, as vendas de passagens serão retomadas nesta sexta-feira, 9. Nesta fase inicial que começa em outubro, serão realizados gradualmente 128 voos diários, totalizando aproximadamente 3.000 voos mensais.

"Autorizamos o início da venda de voos para o aeroporto internacional Salgado Filho. A retomada das operações no principal terminal do Sul terá início no dia 21 de outubro, com 128 voos diários, chegando a cerca de 900 voos semanais", disse Costa Filho.

Em uma publicação nas redes sociais, Paulo Pimenta informou que o número representa cerca de 70% das operações semanais antes das enchentes, de 1.300 voos.

A previsão é que o aeroporto volte à sua capacidade total em dezembro. Embora tenha reaberto para embarques e desembarques em julho, os pousos e decolagens ainda ocorrem na Base Aérea de Canoas. Os passageiros são transportados de ônibus para o aeroporto, o que exige que eles cheguem com três horas de antecedência.

Impactos das enchentes no RS

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de óbitos causados pelas chuvas no estado chegou a 179. Há ainda 34 pessoas que seguem desaparecidas.

O órgão também afirma que os temporais afetaram 478 municípios gaúchos e 2,3 milhões de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Enchentes no RSRio Grande do SulEnchentesPorto Alegre

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'