Brasil

Aeroporto de Porto Alegre retomará embarques e desembarques a partir de 15 de julho

Anúncio da normalização das operações do terminal aéreo foi feito pela Fraport, nesta segunda

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (Germano Lüders/Exame)

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (Germano Lüders/Exame)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 8 de julho de 2024 às 14h59.

Última atualização em 8 de julho de 2024 às 15h15.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros a partir de 15 de julho. No momento, esses serviços estão sendo realizados no Terminal ParkShopping Canoas, na região metropolitana, a aproximadamente 9,6 km de distância.

O anúncio foi feito pela Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto da capital gaúcha, nesta segunda-feira, 8. Até que a pista de pousos e decolagens seja liberada, os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas.

Desde 3 de maio, o terminal aéreo de Porto Alegre não recebe voos, após a cidade ser atingida por fortes tempestades. A pista e o térreo do prédio do aeroporto ficaram alagados pelo menos um mês por causa das enchentes.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, levando em conta a hipótese de o Aeroporto Internacional Salgado Filho permanecer fechado até o fim do ano, o setor poderia ter um prejuízo de até R$ 1,4 bilhão. A avaliação considerou um possível fechamento até o Natal.

Como o aeroporto vai funcionar a partir de agora?

Segundo a Fraport, o acesso ao terminal de passageiros será realizado pela rampa externa, que leva ao piso 2, com entrada exclusivamente pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem ocorrerá na área de check-in internacional.

A inspeção de segurança será feita na área de embarque internacional. Depois desse processo, os passageiros serão conduzidos aos ônibus que os levarão até a Base Aérea de Canoas.

Os passageiros que desembarcarem na Base Aérea serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde desembarcarão na estação de ônibus para retirarem suas bagagens. Não é possível se deslocar diretamente até a Base Aérea e sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária da companhia aérea.

Para os passageiros vindos da Base de Canoas, o ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo, localizado no canteiro central, em frente à porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, os passageiros devem se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.

O terminal funcionará das 6h às 21h. Os passageiros devem se apresentar no aeroporto com 3 horas de antecedência ao voo. O processo de embarque será encerrado 1h30 antes do voo. Após esse período, não será possível ingressar na sala de embarque.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulEnchentes no RSAeroportos

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'