Brasil

Aécio Neves se consagra com vitória tripla

Coligação foi altamente bem-sucedida em MG: Aécio vai para o Senado com o aliado Itamar Franco e seu ex-vice, Anastasia, é o novo governador

Aécio Neves, do PSDB, eleito senador por Minas Gerais

Aécio Neves, do PSDB, eleito senador por Minas Gerais

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 14h37.

São Paulo - O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) conquistou uma vitória tripla nas eleições: foi o mais votado para o Senado no Estado; elegeu o seu vice, Antonio Anastasia; e apoiou Itamar Franco (PPS), que conseguiu a segunda vaga de senador. À noite, foi lançado por Anastasia para 2014: "Ele será um grande presidente, tem os requisitos de um estadista: liderança política, carisma, preocupação social e responsabilidade gerencial."

Anastasia, de 49 anos, venceu a disputa contra o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB) e praticamente dizimou a cúpula do PT mineiro que disputou as eleições, além de impor uma derrota pessoal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já Aécio chega ao Senado como força hegemônica no segundo maior colégio eleitoral do País e maior estrela da oposição no Congresso. O resultado expressivo, porém, não pode ser comemorado em razão da morte do pai do ex-governador. No dia em que o filho foi eleito senador, Aécio Ferreira da Cunha, de 83 anos, faleceu em Belo Horizonte, em decorrência de insuficiência hepática.

Diante do resultado em Minas, restou ao presidente Lula comemorar a vitória de sua candidata a presidente Dilma Rousseff, que teve o dobro de votos do tucano José Serra no Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre Aécio Neves

Siga as notícias do site EXAME sobre as Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesEleiçõesEleições 2010Oposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDB

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas