Brasil

Aécio Neves perde ação movida contra Google, Yahoo e Bing

Senador movia ação judicial contra os sites para a remoção de links de notícias que o acusavam de ter desviado R$ 43 bilhões na Saúde


	O senador Aécio Neves vai recorrer contra a decisão da Justiça de São Paulo
 (Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Aécio Neves vai recorrer contra a decisão da Justiça de São Paulo (Waldemir Barreto/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 17h31.

São Paulo - O senador Aécio Neves perdeu uma ação judicial que movia desde 2013 contra os principais sites de busca, Google, Yahoo e Bing.

Neves pedia a remoção de links que direcionavam a notícias que o acusavam de ter desviado 43 bilhões de reais na Saúde no período em que era governador de Minas Gerais, entre 2003 e 2010.

Os advogados de Neves alegam que as notícias foram espalhadas por uma “quadrilha virtual” com o intuito de difamar o candidato.

Na sentença, o juiz Martinez reconheceu que as notícias eram falsas, mas refletiu que inibir o acesso à informação “representa um retrocesso à livre manifestação”.

Os advogados tentaram negociar com os sites de busca, mas não chegaram a um acordo. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, Neves vai recorrer contra a decisão do juiz Rodrigo Garcia Martinez, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Procurado pela Folha, o Google afirmou que não houve nenhuma mudança nos seus critérios de busca.

“As buscas são produzidas automaticamente, baseadas em fatores como a popularidade dos termos. Periodicamente fazemos atualizações, e os termos que aparecem no preenchimento automático podem mudar ao longo do tempo”, afirmou a empresa.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCorrupçãoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEscândalosFraudesGoogleINFOMinas GeraisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSaúdeTecnologia da informaçãoYahoo

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular