Brasil

Aécio critica suspensão do julgamento de contas de Dilma

"O governo age como um time que, vendo que está perdendo de goleada a partida, pede para mudar o juiz", afirmou Aécio


	O senador Aécio Neves (PSDB-MG): "o governo age como um time que, vendo que está perdendo de goleada a partida, pede para mudar o juiz",
 (Marri Nogueira/Agência Senado/Fotos Públicas)

O senador Aécio Neves (PSDB-MG): "o governo age como um time que, vendo que está perdendo de goleada a partida, pede para mudar o juiz", (Marri Nogueira/Agência Senado/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 08h22.

Brasília - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), chamou de "agressão à democracia" o pedido que será apresentado pelo governo ao Tribunal de Contas da União (TCU), que inclui a suspensão do processo de julgamento de contas da presidente Dilma Rousseff e a substituição do relator, Augusto Nardes.

"O governo age como um time que, vendo que está perdendo de goleada a partida, pede para mudar o juiz", afirmou, em nota enviada à imprensa.

Mais cedo, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse que o pedido será apresentado porque Nardes antecipou voto contrário ao governo em declarações à imprensa.

O senador disse que a ação do governo é uma tentativa "patética" e extrema de tentar desqualificar o TCU e os pareceres técnicos da instituição.

Para Aécio, a ação é "truculenta e desrespeitosa" e demonstra que faltam argumentos sérios para responder aos questionamentos feitos pelo tribunal. "Escancara o enorme receio de uma histórica derrota quando do julgamento das contas presidenciais", afirmou.

Na nota, o senador diz ainda que o TCU não é subordinado ao poder Executivo e cumprirá seu dever de julgar o processo "com independência e baseado em argumentos técnicos".

"É hora de mostrarmos definitivamente que no Brasil a lei deve ser cumprida por todos, em especial por quem deveria dar o exemplo: a presidente da República", conclui.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilTCUaecio-neves

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas