Brasil

Advogados de 8 réus do mensalão entram com recursos

Recursos pedem redução das penas, perdão judicial e novo julgamento


	Manifestantes protestam em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os embargos infringentes no processo do mensalão
 (José Cruz/ABr)

Manifestantes protestam em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os embargos infringentes no processo do mensalão (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 21h10.

Brasília - Advogados de oito condenados por envolvimento no mensalão entraram nesta terça-feira, 15, no Supremo Tribunal Federal (STF), com novos recursos - embargos de declaração - em que pedem redução das penas, perdão judicial e novo julgamento, mesmo sem os quatro votos divergentes considerados necessários pelo regimento do tribunal.

O ex-dirigente do Banco Rural Vinicius Samorano pediu ao Supremo para ter direito a novo julgamento. Condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta, Samarane teve três votos por uma pena menor contra quatro que definiram uma pena maior. Com essa diferença apertada, ele pede novo julgamento. O regimento interno do STF, no entanto, determina que para ter revisto o julgamento, é preciso que haja quatro votos divergentes.

Além dele, recorreram nesta terça ao STF os deputados Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Pedro Correa, José Borba, Jacinto Lamas, Bispo Rodrigues e Roberto Jefferson. Todos pedem redução das penas. Jefferson voltou a pedir perdão judicial por ter contribuído com as investigações.

Outros réus com direito a novo julgamento, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o empresário Marcos Valério têm até o dia 11 de novembro para protocolar os embargos infringentes.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesSupremo Tribunal Federal (STF)Mensalão

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA