Brasil

Acordo acelera transporte de órgãos para transplantes

A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de voos e, com isso, reduzir o tempo entre a retirada dos órgãos do doador e o transplante no paciente receptor


	Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo: com a assinatura, o governo quer ampliar em 10% o número de órgãos sólidos transportados
 (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo: com a assinatura, o governo quer ampliar em 10% o número de órgãos sólidos transportados (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 16h09.

Brasília - Ministério da Saúde, empresas aéreas, Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República e Força Aérea Brasileira (FAB) assinam nesta quarta-feira, 4, um acordo para facilitar o transporte de órgãos e tecidos usados em transplantes.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de voos e, com isso, reduzir o tempo entre a retirada dos órgãos do doador e o transplante no paciente receptor.

Com a assinatura, o governo quer ampliar em 10% o número de órgãos sólidos transportados. As empresas vão garantir vagas no avião tanto para equipes quanto para o material a ser transportado.

Em casos de voos lotados, as companhias vão sugerir que passageiros voluntariamente cedam seu lugar e embarquem em outro avião. De acordo com o governo, participam da iniciativa as empresas TAM Linhas Aéreas, VRG Linhas Aéreas , Grupo Gol, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Oceanair Linhas Aéreas e Passaredo Transporte Aéreos.

Com a assinatura, um representante da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde terá acesso a informações sobre voos e logísticas de transporte para poder escolher o melhor roteiro a ser percorrido.

De acordo com o ministério, atualmente, vários estados, principalmente da Região Norte, dependem da logística aérea para poder realizar transplantes.

Acompanhe tudo sobre:DoaçõesMinistério da SaúdeSaúde no BrasilTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais