Brasil

Acompanhe ao vivo a diplomação de Lula e Alckmin no TSE

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar os candidatos eleitos pela maioria dos brasileiros

Lula e Alckmin: Com o ato, Lula e Alckmin estarão habilitados para o exercício do mandato de 2023-2026 (Victor Moriyama/Bloomberg)

Lula e Alckmin: Com o ato, Lula e Alckmin estarão habilitados para o exercício do mandato de 2023-2026 (Victor Moriyama/Bloomberg)

AM

André Martins

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 12h00.

Última atualização em 12 de dezembro de 2022 às 15h17.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o seu vice Geraldo Alckmin serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira, 12, às 14h. A cerimônia acontece no Plenário do Tribunal, em Brasília. 

O que é a diplomação do presidente?

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar os candidatos eleitos pela maioria dos brasileiros. Lula e Alckmin venceram o pleito deste ano com mais de 60 milhões de votos, contra 58,2 milhões de votos recebidos por Bolsonaro. Essa foi a margem mais apertada de votos desde a redemocratização.

Com o ato, Lula e Alckmin estarão habilitados para o exercício do mandato de 2023-2026. A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.

Diplomação de Lula e Alckmin ao vivo

A cerimônia de diplomação de Lula e Alckmin será transmitida ao vivo no canal da TV Justiça e no canal do TSE no YouTube.

yt thumbnail

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da SilvaTSE

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades