Brasil

Acidente: o que se sabe até agora

Qual o balanço das vítimas?  Autoridades colombianas informaram na manhã desta terça-feira que ao menos 76 pessoas morreram com a queda de um avião na cidade de La Unión, próxima a Medellín, na Colômbia. O avião da empresa boliviana Lamia decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e levava a equipe da Chapecoense para a disputa […]

Logo da Chapecoense

Logo da Chapecoense

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 11h43.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h07.

Qual o balanço das vítimas? 

Autoridades colombianas informaram na manhã desta terça-feira que ao menos 76 pessoas morreram com a queda de um avião na cidade de La Unión, próxima a Medellín, na Colômbia. O avião da empresa boliviana Lamia decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e levava a equipe da Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Estavam no voo 22 jogadores, 25 acompanhantes e equipe técnica – três nomes da lista inicial não embarcaram -, 22 jornalistas e 9 tripulantes, em direção a Medellín. A CBF confirmou que um dos seus vice-presidentes, o presidente da Federação de Santa Catarina, Delfim Peixoto, também estava no avião.

Até o momento, os cinco sobreviventes confirmados são: os jogadores Alan Luciano Ruschel, Hélio Neto, Jackson Ragnar Follman, o jornalista Rafael Hensel da rádio Oeste Capital, de Chapecó, e a tripulante Ximena Suárez. Eles foram encaminhados para hospitais da região, alguns em estado grave. O goleiro Danilo sobrevivera à queda, mas morreu no hospital.

Como foi o acidente?

A aeronave caiu quando se aproximava do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro. Segundo autoridades do aeroporto, o acidente ocorreu em Cerro Gordo, na região de Antioquía. Por volta das 22h (1h de Brasília), o avião contatou a torre de controle da Aeronáutica Civil para informar que estava em estado de emergência devido a falhas elétricas, entre as cidades de Ceja e Unión, e logo depois perdeu o contato.

O avião Avro RJ85, de fabricação inglesa, já havia sido utilizado para voos fretados da equipe da Chapecoense e carregava uma pintura especial com o símbolo do clube. Era o segundo voo do dia da aeronave, que já havia feito um trecho curto de 40 minutos entre Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, ambas na Bolívia. A segunda viagem, partindo de Santa Cruz, levaria a delegação até Medellín, na Colômbia, uma distância de cerca de 2.960 km. O acesso ao local do acidente, a cerca de 50 quilômetros de Medellín, é feito apenas por terra, devido às más condições meteorológicas no local.

Qual foi o papel da Anac? 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) negou um pedido de voo fretado da Lamia para transportar a delegação da Chapecoense até a Colômbia. Segundo a agência, por causa de acordos internacionais, um voo saído do Brasil com destino à Colômbia não pode ser operado por uma empresa que não fosse brasileira ou colombiana.

O voo negado pela Anac sairia do Brasil e iria direto até a Colômbia. Na falta dessa opção, o time de Chapecó saiu de Guarulhos (SP) em um voo comercial até Santa Cruz de la Sierra. Na cidade boliviana, a delegação trocou de aeronave para o avião da Lamia, que realizaria o voo fretado até Medellín. O acidente ocorreu neste segundo trecho.

Como foi a reação do clube? 

A Chapecoense disputaria nesta quarta-feira 30 a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. O time da cidade da região Oeste de Santa Catarina, tem desbancado, desde 2014, clubes da série A e se destacando na elite do futebol brasileiro.

O vice-presidente da Chapecoense Ivan Tozzo lamentou, em entrevista à Rede Globo, o acidente que vitimou a maioria da equipe. “Até agora não caiu a ficha”, afirmou.

Em Chapecó, centenas de torcedores se reuniram na Arena Condá, casa da Chapecoense, com flores e bandeiras para homenagear o time. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo mais de 500 pessoas, incluindo familiares das vítimas, rezaram em conjunto um pai-nosso iniciado espontaneamente.

Como foi a reação do governo? 

O presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias e colocou quatro aviões à disposição para levar familiares, médicos, o prefeito de Chapecó, entre outros, para a Colômbia.

Apesar do luto oficial decretado por Temer, a votação das 10 Medidas Contra a Corrupção, apresentadas pelo Ministério Público, está mantida para a partir 13h55 desta terça. O projeto foi aprovado por unanimidade na comissão especial criada para debatê-lo, mas os deputados se organizaram para aprovar mudanças durante a discussão em plenário. Entre elas, há propostas polêmicas tidas como meios de tentar frear a Lava-Jato, como a de criar o crime de responsabilidade para membros do judiciário. A mudança mais polêmica, que propunha uma anistia ao crime de caixa 2, foi enterrada pelo próprio Temer.

Como ficam as competições 

A final da Copa Sul-Americana, partida que seria disputada pela Chapecoense contra o Atlético Nacional nesta quarta-feira, foi cancelada pela Conmebol, que ainda não se pronunciou sobre o que deve acontecer. A CBF defende que o título seja dividido e que a Chapecoense dispute da Libertadores da América de 2017 – teria direito à jogar a competição caso se sagrasse campeão agora.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, disse em coletiva de imprensa que a final da Copa do Brasil, também marcada para amanhã, foi adiada para a próxima semana, na quarta-feira 7. A rodada do Brasileirão que seria realizada neste domingo ficou transferida para o próximo, dia 11.

 

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF