Brasil

A saída de Jucá; Obama no Vietnã…

A saída de Jucá  O ministro do Planejamento, Romero Jucá, pediu licença do cargo na tarde desta segunda-feira após a divulgação de áudios de conversas entre ele e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Nas conversas, entre outros assuntos, o senador peemedebista fala sobre como a troca de governo da presidente Dilma Rousseff poderia auxiliar a […]

OBAMA E TRAN DAI QUANG, PRESIDENTE DO VIETNÃ: fim de um embargo de 50 anos  / Carlos Barria/ Reuters

OBAMA E TRAN DAI QUANG, PRESIDENTE DO VIETNÃ: fim de um embargo de 50 anos / Carlos Barria/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2016 às 07h05.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h49.

A saída de Jucá 

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, pediu licença do cargo na tarde desta segunda-feira após a divulgação de áudios de conversas entre ele e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Nas conversas, entre outros assuntos, o senador peemedebista fala sobre como a troca de governo da presidente Dilma Rousseff poderia auxiliar a “abafar” a operação Lava-Jato e sobre o entendimento, no mundo político, de que o senador Aécio Neves está envolvido em esquemas de corrupção. No lugar do ministro licenciado entrará Dyogo Henrique de Oliveira, hoje secretário-executivo do Planejamento, e por sua vez investigado na Operação Zelotes. Jucá voltará a ocupar seu cargo no Senado.

A reação contrária

O PT e o PSOL afirmaram que o áudio de Jucá reforça a tese, defendida pelas legendas, de que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi “viciado” e usado para blindar políticos que estavam na mira da Lava-Jato. O PSOL protocolou ontem, na Procuradoria-Geral da República, representação pedindo a prisão preventiva do ministro Romero Jucá. O senador Telmário Mota, do PDT e adversário político de Jucá, disse que protocolará nesta terça-feira no Conselho de Ética um documento alegando que o peemedebista tentou obstruir a Justiça. Com isso, Jucá poderá ter o mandato cassado pelos colegas.

29a fase da Lava-Jato

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a 29a fase da Lava-Jato, nomeada Repescagem. As diligências, feitas em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife, culminaram na prisão preventiva de ex-assessor do ex-deputado José Janene e ex-tesoureiro do PP, João Claudio Genu, que já havia sido acusado de sacar 1,1 milhão de reais de contas da empresa de Marcos Valério durante o mensalão. Dessa vez, ele é investigado por continuar recebendo repasses mensais de propinas até 2013. Os investigadores já comprovaram 2 milhões de reais de propina repassados diretamente a Genu pelo doleiro Alberto Youssef.

10 mi para Pimentel?

A Procuradoria-Geral da República incluirá na denúncia contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Supremo Tribunal Federal, uma delação premiada do empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, na qual relata que o governador recebeu mais de 10 milhões de reais em propina. Segundo a delação, somente em um esquema, que envolvia a Caoa, representante da Hyundai no Brasil, o governador petista teria recebido mais de 10 milhões de reais. A investigação faz parte da Operação Acrônimo, da Polícia Federal.

Fórum com a Argentina 

Em visita à Argentina, José Serra, ministro das Relações Exteriores, anunciou a criação de um fórum para coordenar as políticas dos dois países em áreas como comércio e energia. Serra foi recebido por 150 manifestantes ao se encontrar com a chanceler argentina Susana Malcorra. Entre os manifestantes, havia brasileiros e argentinos contrários aos governos de Michel Temer e Mauricio Macri.

Áudio derruba a bolsa

Após a divulgação dos áudios do senador Romero Jucá, o Ibovespa fechou ontem em queda de 0,8%. O índice chegou a cair 2% na mínima do dia. O áudio gerou instabilidade sobre o novo governo e afetou também as ações preferenciais da Petrobras, que caíram 5%. A baixa foi impulsionada também por uma queda no preço do barril de petróleo.

_

Mendonça derruba educacionais

As ações preferenciais das empresas de educação fecharam em queda ontem, depois de uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo anunciar que o ministro da Educação, Mendonça Filho, suspenderia programas sociais de educação, como o financiamento estudantil Fies. As ações da Estácio caíram 2,4%; as da Kroton, 3,6%; as da Anima, 4,65%; e as da Ser Educacional, 7%. A revisão de alguns programas é parte do ajuste fiscal encampado pelo novo governo. Ao final do dia, o ministério afirmou que manterá o Fies.

_

Embraer voando no México

Em um contrato com a empresa mexicana de táxi aéreo Across firmado nesta segunda-feira, a Embraer anunciou a venda de 23 aeronaves, no valor de 260 milhões de reais. O pedido ainda pode dobrar, passando de 500 milhões de reais. Os jatos são principalmente de pequeno porte, para executivos, atendendo a uma demanda de mercado por voos empresariais mais baratos.

_

226 bilhões pela Monsanto

O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer divulgou nesta segunda uma oferta pela fabricante de biotecnologia agrícola Monsanto de 55,2 bilhões de euros (cerca de 226 bilhões de reais). A oferta é 30% maior do que o valor de mercado da companhia, 42 bilhões na semana passada. As empresas já haviam confirmado o negócio anteriormente, mas a Bayer decidiu tornar os números públicos depois de especulações que rondavam o mercado. Por esse valor, os alemães querem adquirir 100% das ações da Monsanto, que é referência na área em sementes geneticamente modificadas. Se concretizada, a fusão vai criar uma companhia com faturamento estimado em 67 bilhões de dólares.

Obama no Vietnã

Em visita ao Vietnã, Barack Obama confirmou o fim do embargo de 50 anos para a venda de equipamento militar ao país. Quatro décadas após o fim da guerra, Estados Unidos e Vietnã são hoje grandes aliados comerciais — os americanos são os principais compradores das exportações vietnamitas. Especula-se que o encerramento do embargo para o comércio de armas tem relação com a preocupação comum dos dois países quanto aos avanços marítimos chineses. Obama é o terceiro presidente dos Estados Unidos a visitar o Vietnã desde que os laços entre as duas nações foram restabelecidos em 1995.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

'Primaverão': estação terá ondas de calor, riscos de queimadas e temperaturas acima da média

Previsão do tempo para Rio Branco nesta semana; máxima pode chegar a 35 graus

Previsão do tempo para Porto Velho nesta semana; máxima pode chegar a 35 graus

Previsão do tempo para Palmas nesta semana; máxima pode chegar a 40 graus