Brasil

A relação do brasileiro com o protetor solar

Levantamento obtido com exclusividade por EXAME.com revela que grande parte da população não usa protetor solar. Veja os detalhes.


	Protetor solar: 48% dos brasileiros não se preocupam em usar o produto
 (Thinkstock)

Protetor solar: 48% dos brasileiros não se preocupam em usar o produto (Thinkstock)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 11h49.

São Paulo – No Brasil, 48% das pessoas não têm se protegido do sol com protetor solar. É o que revela um estudo do Instituto de Ciências Tecnológicas e Qualidade Industrial (ICTQ) obtido em primeira mão por EXAME.com.

A pesquisa, que ouviu mais de duas mil pessoas em 16 capitais de todas as regiões do país, concluiu que os brasileiros que mais ignoram o uso do protetor solar, são aqueles que justamente residem nas capitais litorâneas.

"Isso se dá, principalmente, porque as pessoas dessas localidades se dizem incomodadas com a sensação de oleosidade causada pelo protetor solar", diz o diretor de pesquisa do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele matou mais de 3,3 mil brasileiros em 2013 – últimos dados disponíveis. No período de dez anos, o número de mortes em decorrência deste tumor cresceu 55% em todo o país.

Segundo especialistas, o câncer de pele pode aparecer tanto pela exposição acumulada durante toda a vida quanto por episódios de queimaduras. Por isso é importante usar o protetor solar todos os dias. 

No gráfico abaixo, você as capitais litorâneas em que o índice de brasileiros que não consomem protetor solar é maior que a média nacional e a frequência de quem usa o produto.

//e.infogr.am/js/embed.js?FSD

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasSol

Mais de Brasil

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos