Brasil

A primeira Lei de Temer

Poderia ser a primeira Lei de Temer: toda decisão será revista assim que as pressões externas se mostrem difíceis de controlar. O bate-cabeças é surpreendente para um governo forjado nos corredores do Congresso, que assumiu dizendo que tomaria as decisões difíceis. Nesta segunda-feira, o jornal O Estado de São Paulo revelou que Temer havia pedido […]

TEMER: ele disse que repudia o estupro “com a mais absoluta veemência” / Evaristo Sá/AFP

TEMER: ele disse que repudia o estupro “com a mais absoluta veemência” / Evaristo Sá/AFP

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2016 às 06h25.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h49.

Poderia ser a primeira Lei de Temer: toda decisão será revista assim que as pressões externas se mostrem difíceis de controlar. O bate-cabeças é surpreendente para um governo forjado nos corredores do Congresso, que assumiu dizendo que tomaria as decisões difíceis.

Nesta segunda-feira, o jornal O Estado de São Paulo revelou que Temer havia pedido ao ministro da Educação Mendonça Filho que cancelasse todas as novas vagas para os programas Fies e Pronatec até o final do ano. A decisão foi revista algumas horas depois. Na sexta, foi a vez de o ministro das Cidades, Bruno Araújo, voltar atrás da suspensão de novas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida.

O governo também deu meia volta na extinção do ministério da Cultura depois das reclamações de artistas, e desautorizou declarações de ministros, como a de Alexandre de Moraes, da Justiça, sobre a mudança na escolha do próximo procurador-geral da República, e a de Ricardo Barros, da Saúde, que falou sobre a diminuição do SUS. Isso sem contar as indecisões sobre o número de ministérios, ainda na era pré-presidência, e na indicação de ministros.

Dilma ficou conhecida pela teimosia em seguir seu errático projeto de país. Temer pode ficar marcado pela indecisão. O desafio colocado à frente  demanda coragem para ser executado e pode levar à impopularidade, coisa que o próprio presidente falou não temer, já que não pretende tentar a eleição para a presidência em 2018. Convém ter cuidado com as próximas declarações do novo governo — elas podem se autodestruir em poucos minutos.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa