Alvará ainda é mais regra que exceção na capital paulista, assim como no Brasil, segundo associação comerciais (Divulgação/Imovelweb)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo acaba de disponibilizar a lista dos locais de reunião na capital paulista que têm alvará para funcionar. O documento – que se tornou alvo de atenção da opinião pública após o incêndio de Santa Maria – atesta que um estabelecimento está de acordo com as leis de zoneamento e segurança da cidade.
São 315 locais de reunião, isto é, que comportam mais de 250 pessoas, entre bares, boates, igrejas, clubes, cinemas, restaurantes e salões de festa.
Não estar na lista, no entanto, não significa necessariamente que o estabelecimento represente perigo aos frequentadores.
Isso porque em São Paulo é possível o que o local não tenha alvará, mas possua o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que atesta que o estabelecimento atende aos requisitos de segurança, com saídas de emergência e extintores, por exemplo.
A prefeitura só emite o alvará para o comércio ou clube que tem o documento dos bombeiros. Mesmo com o auto de vistoria, no entanto, o alvará pode demorar anos para sair.
Veja abaixo a lista de quem está completamente regularizado com a Prefeitura, organizada por bairro. O governo promete atualizá-la semanalmente.
E veja no site da Prefeitura todos os locais que ainda estão em processo de obtenção do alvará, mas já têm o documento dos bombeiros, entre aqueles que comportam entre 250 e 500 pessoas. E também entre aqueles com capacidade para mais de 500 pessoas.